Universidade do Minho assinala Semana Santa com exposição
Quarta-feira , Maio 27 2020 Periodicidade Diária nº 2464
Principal / Cultura / Universidade do Minho assinala Semana Santa com exposição

Universidade do Minho assinala Semana Santa com exposição

Captura de ecrã 2017-03-17, às 18.34.49

O Conselho Cultural da Universidade do Minho, a Câmara Municipal de Braga e a Comissão da Semana Santa inauguram esta segunda-feira, dia 20, às 17h00, a exposição “Os Terceiros na Quaresma Bracarense”. A mostra está patente até ao dia 16 de abril na Galeria do Salão Medieval da Reitoria, no Largo do Paço. A entrada é livre.

A inauguração conta com as intervenções da presidente do Conselho Cultural, Eduarda Keating, do vereador Miguel Bandeira, do presidente da Comissão das Solenidades da Semana Santa de Braga, Luís Miguel Rodrigues, e do responsável pela Irmandade dos Terceiros de São Francisco, Manuel Joaquim Costa. As pessoas interessadas poderão apreciar uma escultura em roca de Nossa Senhora da Conceição e a caixa de zinco onde eram colocadas as cinzas utilizadas durante a procissão, entre outras peças.

Esta iniciativa realiza-se no âmbito do projeto “Valorização, Conservação e Promoção da Igreja dos Terceiros”, cofinanciado pelo Programa Norte 2020. A Ordem Terceira de S. Francisco tornou-se numa das mais relevantes corporações religiosas da cidade de Braga. Fundada em 1672 sob a égide dos franciscanos, teve como primeira sede a Sé Primaz, seguindo-se o Hospital de S. Marcos. O crescimento exponencial do número de irmãos suscitou o desejo da construção de um templo próprio, processo que teve início em 1690. A Igreja dos Terceiros ficou instalada junto à Fonte da Cárcova, um espaço privilegiado da cidade, potenciando a partir de 1712 o papel da Ordem Terceira na comunidade.

Acerca Braga TV