UMinho entrega Prémios de Mérito Desportivo no sábado
Domingo , Maio 31 2020 Periodicidade Diária nº 2468
Principal / Educação / UMinho entrega Prémios de Mérito Desportivo no sábado

UMinho entrega Prémios de Mérito Desportivo no sábado

A Universidade do Minho (UMinho) vai premiar mais uma vez os seus estudantes que conjugaram a excelência desportiva com o sucesso académico em 2018/2019. Ao todo serão distinguidos, com os Prémios de Mérito Desportivo, 101 estudantes atletas que obtiveram resultados de excelência em 12 modalidades. O Futsal e o Futebol de 11 foram as modalidades com mais premiados.

A cerimónia de entrega dos Prémios de Mérito Desportivo, referente à época 2018/2019 realiza-se este sábado, dia 11 de janeiro, pelas 11h00, no Restaurante Panorâmico da UMinho, no Campus de Gualtar, em Braga. A sessão conta com a presença do reitor da UMinho, Rui Vieira de Castro, do administrador dos Serviços de Ação Social, António Paisana, do presidente da Associação Académica, Rui Oliveira, do presidente da Comissão de Educação, Ciência, Juventude e Desporto da Assembleia da República, Firmino Marques, da vice-presidente da Câmara Municipal de Braga, Sameiro Araújo, do vice-presidente da Federação Académica do Desporto Universitário, Alexandre Gencer, da diretora da Confederação do Desporto de Portugal, Filipa Godinho, entre outros responsáveis universitários, políticos e desportivos locais e nacionais.

Este será, sobretudo, um momento de homenagem aos estudantes atletas que, a título individual ou coletivo, conseguiram lugares de pódio nos Campeonatos Internacionais Universitários ou se tenham sagrado Campeões Nacionais Universitários e que, ao mesmo tempo, tenham obtido aproveitamento a mais de 50% dos créditos no respetivo ano académico.

Estes prémios estão indexados ao valor da propina anual. O montante do prémio varia entre o valor integral da propina para os estudantes que conquistaram medalhas de ouro em competições internacionais universitárias, e 12,5% do valor integral da propina, no caso dos estudantes que se sagraram campeões nacionais universitários em modalidades coletivas ou provas por estafetas.

Os 101 estudantes premiados vão receber a bolsa e os respetivos certificados que atestam a sua excelência na vertente desportiva e académica. Estes surgem de 42 cursos da UMinho, sendo que as escolas mais representadas nos eleitos deste ano são a Escola de Engenharia (52), a Escola de Ciências (16) e a Escola de Economia e Gestão (12).

O Futsal, cuja equipa feminina foi campeã nacional e a equipa masculina obteve o bronze no Europeu Universitário disputado em Braga, foi a modalidade que viu mais atletas eleitos para receber o prémio (24). Na segunda posição ficou a modalidade de Futebol de 11 com 16 atletas e na terceira posição ficaram as modalidades de Andebol e Hóquei em Patins com 12 premiados. Destes 101 estudantes que vão ser distinguidos, 27 são do sexo feminino e 74 são do sexo masculino.

Ao todo, a atribuição dos Prémios de Mérito Desportivo significa um investimento de 20 225,40 € dos Serviços de Acção Social na promoção e reconhecimento das carreiras duplas dos estudantes atletas da UMinho. Ao todo, já foram atribuídos 769 Prémios de Mérito Desportivo num total de 10 edições desta iniciativa pioneira no meio académico.

O programa da cerimónia contará ainda com o testemunho de atuais e ex-atletas olímpicos  que irão conversar em ambiente informal sobre os momentos mais marcantes do seu percurso académico e desportivo e deixar algumas dicas sobre os ingredientes essenciais para atingir o sucesso nas duas vertentes. Rui Bragança (Taekwondo), Susana Feitor (Atletismo) e Vânia Neves (Natação) são os convidados para a tertúlia com o mote “Das Competições Universitárias aos Jogos Olímpicos – Voz aos Protagonistas” que contará com a moderação de Elsa Moura, Diretora de Informação da Rádio Universitária do Minho.

Estão ainda previstas as intervenções de António Paisana, Rui Oliveira e Rui Vieira de Castro.

Acerca Braga TV