UMinho Editora lança livro que junta 45 anos de discursos dos Reitores
Sexta-feira , Junho 5 2020 Periodicidade Diária nº 2473
Principal / Educação / UMinho Editora lança livro que junta 45 anos de discursos dos Reitores

UMinho Editora lança livro que junta 45 anos de discursos dos Reitores

A UMinho Editora acaba de editar o livro “Os Discursos dos Reitores (1974-2019)”, uma coletânea dos discursos proferidos pelos sucessivos reitores que lideraram a Universidade do Minho desde a sua fundação até ao último ano. A obra, com prefácio do atual reitor, Rui Vieira de Castro, já está disponível para download gratuito no portal da UMinho Editora, assinalando o arranque de um novo espaço narrativo dedicado à história da instituição.

O livro, coordenado pela vice-reitora para a Cultura e Sociedade, Manuela Martins, e pela investigadora do Lab2PT, Márcia Oliveira, pretende dar a conhecer o pensamento e realizações de vários reitores, que foram protagonistas incontornáveis da história da instituição, cujas palavras, vertidas em discursos – maioritariamente proferidos em cerimónias de tomada de posse e no Dia da Universidade -, procuraram equacionar os sucessos e as dificuldades da UMinho nos sucessivos contextos políticos, sociais e económicos, enquadrando a sua afirmação, intimamente ligada à história recente do nosso país e à sua afirmação democrática.

A obra agora editada, com mais de 500 páginas assume-se, sublinha Manuela Martins, como um livro “muito interessante”, cuja leitura permite perceber as opções que foram sendo tomadas pela Universidade, bem como os desafios que teve que enfrentar. A vice-reitora destacou ainda o “repetido e lúcido diagnóstico feito pelos Reitores” que, através desses discursos “apontaram, sempre com grande lucidez, as perspetivas para o futuro da Universidade, identificando os seus maiores problemas”.

A obra integra a Coleção Documentos da UMinho Editora, na série Memórias e Atos Académicos, recebendo o título genérico de História e Memória da Universidade do Minho | Documenta, cujo propósito é o de dar continuidade editorial ao projeto da História da Universidade do Minho, através da edição online de documentos que têm vindo a ser digitalizados desde 2012 com o objetivo de contribuir para a consolidação e afirmação da identidade da Universidade.

“Os Discursos dos Reitores (1974-2019)” já pode ser descarregado gratuitamente em formato digital e está já disponível no portal da UMinho Editora.

Acerca Braga TV