UMinho desafia o público a comunicar a ciência em três minutos
Quarta-feira , Maio 27 2020 Periodicidade Diária nº 2464
Principal / Educação / UMinho desafia o público a comunicar a ciência em três minutos

UMinho desafia o público a comunicar a ciência em três minutos

O FameLab, considerado o mais famoso concurso de comunicação científica do mundo, passa na próxima sexta-feira, dia 9, pela Universidade do Minho, numa organização conjunta da Escola de Ciências da UMinho e do Curtir Ciência – Centro Ciência Viva de Guimarães.

A eliminatória decorre pelas 15h00, no auditório B2 do campus de Gualtar, em Braga, com doze concorrentes a apresentarem um tema de ciência até três minutos. Os quatro melhores candidatos vão poder repetir a performance num evento FNAC e, sobretudo, rumar em março à semifinal nacional do FameLab, no Porto. Aí, o júri vai apurar doze deles para a final nacional em abril, em Lisboa, que selecionará o representante luso para a final mundial, marcada para junho em Cheltenham, Reino Unido.

Os concorrentes têm apenas três minutos para apresentar um tema científico à escolha, sem qualquer apoio de audiovisuais. O conteúdo, a clareza, o carisma e o talento demonstrado são critérios-chave na avaliação do júri. O concurso é aberto a maiores de 18 anos, exceto para profissionais em comunicação de ciência.

O FameLab foi criado em 2005 pelo Festival de Ciência de Cheltenham e está presente em mais de 30 países. Em Portugal, esta iniciativa é promovida pelo British Council e pela Ciência Viva – Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica, em parceria com as universidades portuguesas e os Centros de Ciência Viva, que assegurarão as eliminatórias regionais, de Braga ao Algarve. Há mais detalhes em bit.ly/famelab-ecum.

Acerca Braga TV