Startup de Braga recebe 1 milhão de euros para trabalhar solução revolucionária para eSports
Sábado , Julho 4 2020 Periodicidade Diária nº 2502
Principal / Notícias / Startup de Braga recebe 1 milhão de euros para trabalhar solução revolucionária para eSports

Startup de Braga recebe 1 milhão de euros para trabalhar solução revolucionária para eSports

A Anybrain, startup da comunidade Startup Braga, fundada por antigos alunos de Engenharia da Universidade do Minho, angariou um investimento de 1 milhão de euros. O fundo de capital de risco Trust eSports, dedicado ao financiamento e apoio a empresas com ideias inovadoras para as indústrias de entretenimento e eSports, reforça o capital da startup, que contava já com investimentos da Hovione Capital e EggNEST.

Proprietária de uma tecnologia patenteada sustentada na análise de dados comportamentais associados à interação homem-computador, a Anybrain desenvolve soluções SaaS para estúdios de videojogos, permitindo identificar jogadores com problemas, bem como prevenir fraudes, controlar idades e detetar fadiga nos jogadores.

“Após mais de quatro anos de investigação e desenvolvimento, estamos muito orgulhosos e entusiasmados por abrir a nossa tecnologia à indústria global de jogos e eSports”, avança André Pimenta, CEO e co-fundador da Anybrain. O objetivo da startup passa agora por fornecer aos estúdios “soluções fáceis de integrar e compatíveis com as principais plataformas de desenvolvimento de jogos”, nomeadamente, Unreal Engine, Unity, Source e Cry Engine.

A Anybrain é o quinto investimento da Trust eSports em menos de um ano, estando o mesmo alinhado com os objetivos do fundo, que pretende financiar projetos inovadores, sediados nos Estados Membros da União Europeia, e torná-los líderes globais no setor dos jogos e eSports.

“Há ainda vários problemas no universo dos eSports. Quando falamos em competições online, surgem muitos desafios em termos de segurança e justiça”, nota Matthieu Dallon, sócio fundador da Trust eSports. Para o fundo, “as soluções fornecidas pela equipa altamente qualificada da Anybrain têm potencial para se padronizar e contribuir para políticas mais responsáveis na indústria do jogo”.

A Trust eSports junta-se agora à Hovione Capital e à EggNEST, que apostaram, logo em 2015, na Anybrain. “A Hovione Capital foi o primeiro investidor a reconhecer o extraordinário potencial da tecnologia da ANYBRAIN para a monitorização não-invasiva do comportamento humano. Desde o início, temos trabalhado ao lado dos fundadores para trazer esta tecnologia inovadora para o mercado, até coescrevendo as patentes que a protegem”, sublinha Peter Villax, Presidente da Hovione Capital.

“Os eSports têm vindo a crescer massivamente e, em 2019, contaram com uma audiência global de 443 milhões de pessoas, mais 12% do que em 2018. Já em 2020, este mercado deverá ultrapassar, pela primeira vez, a barreira dos mil milhões de dólares de lucro. O novo produto da Anybrain tem potencial para transformar a indústria, incentivando os comportamentos positivos dos jogadores”, remata Ricardo Perdigão Henriques, CEO da Hovione Capital.