Projeto GEMCAT colaborou para melhorias no mercado laboral transfronteiriço
Sexta-feira , Abril 10 2020 Periodicidade Diária nº 2417
Principal / Notícias / Projeto GEMCAT colaborou para melhorias no mercado laboral transfronteiriço

Projeto GEMCAT colaborou para melhorias no mercado laboral transfronteiriço

Estimular a criação e manutenção de emprego de qualidade, no âmbito da Inclusão de Responsabilidade Social e Empresarial (RSE) nas PME’s, foi o grande objectivo do projeto GEMCAT – Geração de Emprego de Qualidade Transfronteiriço co-financiado pelo programa INTERREG V – Espanha-Portugal (POCTEP).

O Município de Braga foi um dos parceiros deste projeto que permitiu a promoção da cooperação institucional com resultados concretos e melhorias tangíveis no mercado laboral transfronteiriço. A sessão de encerramento decorreu em Ourense numa sessão que contou com a presença de todos os parceiros do projeto.

Entre maio de 2017 e dezembro de 2019, a Autarquia bracarense realizou diversas ações e contribuiu com uma proposta de políticas públicas a favor da conciliação laboral. A proposta incluiu 32 medidas tendo em vista a promoção do diálogo e a reflexão sobre uma estratégia de promoção de maior harmonia entre o trabalho e a família no território transfronteiriço. Outra das ações desenvolvida foi a dinamização de um programa de mentoria de apoio à integração da RSE na estratégia de gestão que contou com a participação de sete empresas do concelho.

“Com a participação no GEMCAT demos a conhecer o que já existe em matéria de responsabilidade social empresarial no nosso concelho, e tentamos estender esta realidade a outras empresas”, refere Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga.

Para o Autarca de Braga, o emprego de qualidade é “elemento fundamental” para conseguir atrair e fixar os melhores profissionais no território. “Esse fator representa uma enorme mais-valia económica pela massa crítica que se cria e pela competitividade que é conferida às empresas que, assim, dispõem de recursos qualificados e capazes para o desenvolvimento da sua atividade”, sustenta o edil.

O projeto GEMCAT é liderado pela Secretaria Geral de Emprego da Junta da Galiza, integrando ainda outros parceiros como a CIM Alto Minho, a Universidade do Porto, a Junta da Extremadura e a da Junta de Castela e Leão.

Mais de 600 empresas transfronteiriças participaram no projecto que proporcionou ações formativas a mais de mil participantes. Fóruns, mesas de diálogo social, sessões de networking e de boas práticas, prémios de conciliação e igualdade e criação de grupos de trabalho foram outras das iniciativas realizadas no âmbito do GEMCAT.

Acerca Braga TV