Professora da UMinho lança livro sobre cuidar no envelhecimento
Segunda-feira , Maio 25 2020 Periodicidade Diária nº 2462
Principal / Educação / Professora da UMinho lança livro sobre cuidar no envelhecimento

Professora da UMinho lança livro sobre cuidar no envelhecimento

O livro ‘Cuidados e Envelhecimento – Perspetivas de Enfermagem’, coordenado por Isabel Lage, professora da Escola Superior de Enfermagem (ESE) da Universidade do Minho, é lançado esta sexta-feira, às 17h00, na Livraria Centésima Página, em Braga. A apresentação cabe a Carlos Sequeira, presidente da Sociedade Portuguesa de Enfermagem de Saúde Mental. A entrada é livre.

A obra procura tirar as dúvidas comuns sobre o envelhecimento e os cuidados a dar à pessoa idosa. Em simultâneo, mostra como a maioria dos profissionais de saúde lida com o lado mais complicado e vulnerável da existência humana, que envolve a doença, a incapacidade e a fragilidade. No caso da enfermagem, uma profissão central neste âmbito, o grande desafio é como manter um olhar equilibrado, garantindo o bem‑estar e a qualidade de vida ao longo do processo de envelhecimento, realça Isabel Lage. O livro de 292 páginas tem contributos de vários autores e faz parte da coleção ‘Olhar’, da editora Coisas de Ler.

Isabel Lage doutorou-se em Enfermagem pelo Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS), é professora coordenadora na ESE-UMinho, que presidiu e na qual dirige o Núcleo de Investigação em Enfermagem e o polo da Unidade de Investigação em Ciências da Saúde – Enfermagem. É também membro da Unidade de Investigação e Formação sobre Adultos e Idosos do ICBAS. Tem 40 publicações científicas e recebeu os prémios ‘Sapientiae Excelência Educativa’, ‘El Flechador del Sol’ e ‘Destaque na Gestão da Qualidade Educativa’, no México.

Acerca Braga TV