Professor da UMinho preside Associação Portuguesa de Geógrafos
Terça-feira , Junho 2 2020 Periodicidade Diária nº 2470
Principal / Educação / Professor da UMinho preside Associação Portuguesa de Geógrafos

Professor da UMinho preside Associação Portuguesa de Geógrafos

António Bento Gonçalves

António Bento Gonçalves, professor do Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho, é o novo presidente da Associação Portuguesa de Geógrafos (APG). A sua eleição ocorreu na recente assembleia-geral deste organismo, que foi a mais concorrida de sempre. Bento Gonçalves é o primeiro docente da UMinho no cargo e sente-se “muito honrado”. A APG nasceu em 1987, tem cerca de três centenas de associados e é a mais representativa do setor.

Neste mandato até 2022, a nova presidência prevê lançar dois livros por ano da coleção “Geografia e Geógrafos”, consolidar o Prémio Nacional de Geografia, as Olimpíadas de Geografia e a Noite de Geografia, bem como apoiar a organização em 2021 do Congresso Ibérico da Geografia (Salamanca) e do Congresso da Geografia Portuguesa (Coimbra), além de realizar dois encontros dos profissionais da Geografia, duas oficinas e saídas de campo. “Queremos que todos os geógrafos se sintam representados, contribuindo para a sua valorização profissional. Queremos afirmar o valor e a responsabilidade social desta área, servindo melhor a sociedade e o território com um maior conhecimento geográfico e das suas aplicações”, explica Bento Gonçalves.

Além disso, a APG pretende ser interlocutora com ministérios, administrações regionais e associações, promover protocolos com entidades congéneres dos PALOP, oficializar a sua presença na Associação Europeia de Sociedades Geográficas e afirmar a representação lusa na União Geográfica Internacional. Vai ainda articular-se com outras instituições, como a Comissão Nacional de Geografia ou a Associação de Professores de Geografia, e reforçar a sua presença online e nos media. Em www.apgeo.pt, por exemplo, pode seguir-se a realidade diária da pandemia do coronavírus no país, com dados gerais e por concelho, mapas de cores e curvas da evolução.

António Bento Gonçalves nasceu há 53 anos em França e vive em Braga. Doutorou-se em Geografia Física e Estudos Ambientais pela UMinho, onde é professor no Departamento de Geografia do Instituto de Ciências Sociais desde 1998, diretor da licenciatura em Proteção Civil e Gestão do Território e investigador no Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS). Foi coordenador local do Centro de Estudos em Geografia e Ordenamento do Território (CEGOT) e vice-presidente da Associação Portuguesa de Riscos, Prevenção e Segurança (RISCOS). Faz ainda parte da Rede Temática Internacional FuegoRED, do Grupo de Pesquisa Semiárido Brasileiro e o Contexto Geoambiental (Universidade Estadual do Ceará, Brasil) e da comissão científica de 13 revistas nacionais e internacionais. Já liderou vários projetos de I&D e publicou mais de 200 artigos, nomeadamente sobre incêndios florestais, erosão, degradação dos solos e riscos naturais.

Acerca Braga TV