Procissão da Burrinha é candidata às 7 Maravilhas da Cultura Popular
Sexta-feira , Junho 5 2020 Periodicidade Diária nº 2473
Principal / Cultura / Procissão da Burrinha é candidata às 7 Maravilhas da Cultura Popular

Procissão da Burrinha é candidata às 7 Maravilhas da Cultura Popular

O cortejo bíblico “Vós sereis o meu Povo”, mais conhecido como a Procissão da Burrinha, está nomeado para as 7 Maravilhas da Cultura Popular, na categoria “Procissões e Romarias”.

A Procissão da Burrinha sairia esta quarta-feira à noite à rua, integrada nas Solenidades da Semana Santa que Braga, tendo sido cancelada devido à prevenção da Covid-19. No entanto, a nomeação às 7 Maravilhas da Cultura Popular foi recebida com regozijo pela Junta de Freguesia de S. Victor. “Esta candidatura permite uma maior promoção e divulgação da Procissão, não só aos quatro cantos de Portugal, mas também além-fronteiras através da RTP Internacional. Sabemos que este ano a Procissão não sairá à rua por causa do surto, mas não baixamos os braços e para o ano voltaremos com mais força. Receber esta notícia nesta fase menos boa que estamos a atravessar foi para nós um bálsamo”, disse Ricardo Silva, presidente da Junta de Freguesia de S. Victor.

De acordo com Ricardo Silva, a Procissão da Burrinha continua a ser um momento catequético e um símbolo de união entre a Junta de Freguesia, a Paróquia de S. Victor e os inúmeros voluntários, pelo que esta nomeação é já um orgulho para a organização. “No Verão serão lançadas as votações, mas o objetivo não é ganhar um galardão, mas promover a Procissão da Burrinha. Um minuto de publicidade já dá muita projeção e só esta nomeação é já um orgulho do que se faz em Braga”, acrescentou.

As 7 Maravilhas da Cultura Popular visam valorizar e reconhecer o património cultural material e imaterial de várias localidades do país. As categorias a concurso são Artesanato; Lendas e Mitos; Festas e Feiras; Músicas e Danças; Rituais e Costumes; Procissões e Romarias; e Artefatos.

:: PROCISSÃO DA BURRINHA 2019 ::

Posted by Procissão Nossa Senhora da Burrinha on Friday, April 12, 2019

Acerca Braga TV