Prémio Victor de Sá de História Contemporânea entregue sexta-feira na UMinho
Quinta-feira , Abril 9 2020 Periodicidade Diária nº 2416
Principal / Educação / Prémio Victor de Sá de História Contemporânea entregue sexta-feira na UMinho

Prémio Victor de Sá de História Contemporânea entregue sexta-feira na UMinho

O Conselho Cultural da Universidade do Minho entrega esta sexta-feira o Prémio Victor de Sá de História Contemporânea 2019 a Patrícia Gomes Lucas, pela obra “Partidos e política na monarquia constitucional – o caso do Partido Regenerador”. A cerimónia do maior prémio nacional para jovens investigadores de História Contemporânea está marcada para as 15h00, no salão nobre do Largo do Paço, em Braga. O reitor Rui Vieira de Castro vai presidir à sessão, proceder à entrega dos prémios e fazer a intervenção de encerramento.

A menção honrosa desta 28ª edição do galardão é para Inês Rodrigues, com a obra “Espectros de Batepá: memórias e narrativas do ‘Massacre de 1953’ em São Tomé e Príncipe”. A sessão solene inclui a apresentação dos trabalhos pelas duas autoras premiadas, além de intervenções da presidente do Conselho Cultural, Helena Sousa, e do presidente do júri do prémio, Viriato Capela.

“Estou muito feliz por receber um prémio tão prestigiado nesta área da História e por saber que a minha tese, que exigiu anos a ser produzida e muito esforço, deu frutos e motivou o reconhecimento do meio académico”, frisou Patrícia Gomes Lucas. O seu trabalho analisou o Partido Regenerador através das suas caraterísticas, dos motivos da sua longevidade e do que o distinguiu das restantes formações políticas. Analisou ainda a evolução, o funcionamento, a representação e o comportamento daquele partido na sequência das eleições de 1881 e 1901. Este Prémio nasceu em 1991 pelo humanista Victor de Sá, foi reconhecido como de interesse cultural pela Secretaria de Estado da Cultura e é também apoiado por mecenas públicos e privados.

Acerca Braga TV