Prémio Alberto Sampaio com candidaturas abertas
Terça-feira , Julho 14 2020 Periodicidade Diária nº 2512
Principal / Cultura / Prémio Alberto Sampaio com candidaturas abertas

Prémio Alberto Sampaio com candidaturas abertas

Os Municípios de Braga, Guimarães e Vila Nova de Famalicão, juntamente com a Sociedade Martins Sarmento e a Academia das Ciências de Lisboa, voltam a unir-se para promover o Prémio Alberto Sampaio.

O prémio destina-se a homenagear e a manter viva a pessoa e obra de Alberto Sampaio, promovendo o desenvolvimento dos estudos científicos e investigação nas áreas ligadas ao seu legado, em especial, nas disciplinas da História Social e Económica.

O prémio, no valor monetário de 6.000 euros, será atribuído anualmente por um júri constituído por académicos de universidades portuguesas a designar pela Academia das Ciências de Lisboa.

O prémio, que pretende distinguir estudos de história económica e social, tem cariz bienal e será atribuído no ano de 2020 com um valor pecuniário de 6 mil euros, financiado em partes iguais pelas três Autarquias.

Os estudos concorrentes, a enviar para a Academia das Ciências de Lisboa até 31 de maio de 2020, podem resultar ou ter por base trabalhos académicos, nomeadamente dissertações de mestrado ou teses de doutoramento, desde que respeitem o Regulamento.

O Prémio de História Alberto Sampaio data de 1995, quando foi contratualizado um protocolo entre os Municípios de Vila Nova de Famalicão e de Guimarães e a Sociedade Martins Sarmento. A sua última edição foi em 2008.

Tendo em vista a revitalização deste prémio, a edilidade famalicense redesenhou o regulamento no ano de 2016, tendo convidado o Município de Braga, cidade estreitamente ligada à vida de Alberto Sampaio, a integrar esta iniciativa. A cerimónia de entrega do prémio será rotativa, decorrendo em instituições ligadas ao patrono do galardão: o Museu Alberto Sampaio em Guimarães, o Arquivo Municipal Alberto Sampaio em Vila Nova de Famalicão e a Escola Secundária Alberto Sampaio em Braga.

Recorde-se que Alberto Sampaio nasceu em Guimarães no ano de 1841, fez os estudos liceais em Braga e veio a falecer na freguesia de Cabeçudos, em Vila Nova de Famalicão, a 1 de dezembro de 1908.

Para mais informações pode consultar o regulamento do Prémio de História Alberto Sampaio em: http://www.acad-ciencias.pt/academia/premio-alberto-sampaio-regulamento.