"Percursos dos estudantes e empregabilidade" em debate na UMinho
Segunda-feira , Julho 13 2020 Periodicidade Diária nº 2511
Principal / Educação / “Percursos dos estudantes e empregabilidade” em debate na UMinho

“Percursos dos estudantes e empregabilidade” em debate na UMinho

A Universidade do Minho (UMinho) organiza, na próxima sexta-feira, 13 de dezembro, no auditório da Escola Superior de Enfermagem (edifício 4, piso 0), no campus de Gualtar, em Braga, o seminário “Percursos dos estudantes na UMinho e empregabilidade”. Este seminário irá revisitar e discutir os resultados do Observatório dos Percursos Académicos dos Estudantes da UMinho (ObservatoriUM). O seminário contará com a presença de vários docentes e estudantes da instituição, assim como de elementos do Conselho Consultivo Externo do ObservatoriUM.

Bob Gilworth, diretor do “Careers group” da Universidade de Londres e presidente da “Association of Graduate Careers Advisory Services” do Reino Unido, Ulrich Teichler, professor emérito do “International Center for Higher education Research“ da Universidade de Kassel, na Alemanha e Pedro Cunha, diretor adjunto do programa “Gulbenkian conhecimento”, da Fundação Calouste Gulbenkian em Portugal, irão participar no seminário na qualidade de membros do Conselho Consultivo Externo do ObservatoriUM.

A abertura dos trabalhos está agendada para as 14h00 e contará com a intervenção do pró-reitor para os Assuntos Estudantis e Inovação Pedagógica, Manuel João Costa. A conferência “Career Cartography and Student Sat Nav: Understanding starting points and journeys – the careers and employability data revolution in UK Higher Education” será proferida pelo professor Bob Gilworth e acontece às 14h15. Segue-se a apresentação do ObservatoriUM e uma conversa em torno do seu espaço no seio da UMinho. Esta conversa será acompanhada pelos elementos do Conselho Consultivo Externo. O encerramento está previsto para as 16h45.

Este seminário insere-se no âmbito das atividades do ObservatoriUM que pretendem difundir e debater experiências de promoção do sucesso e desenvolvimento dos alunos, bem como discutir o papel do ObservatoriUM no suporte a práticas institucionais que favoreçam trajetórias de sucesso académico e de desenvolvimento de carreira em sentido amplo.