Palmeira: Alunos da EB1 do Coucinheiro lançam granadas de sementes
Quarta-feira , Maio 27 2020 Periodicidade Diária nº 2464
Principal / Freguesias / Palmeira: Alunos da EB1 do Coucinheiro lançam granadas de sementes

Palmeira: Alunos da EB1 do Coucinheiro lançam granadas de sementes

No âmbito do programa Global Action Days, os alunos do terceiro e quarto ano da Escola Básica do Coucinheiro, juntamente com os meninos do jardim de infância, lançaram granadas de sementes na área ardida da freguesia de Palmeira. A iniciativa visa “incutir desde cedo nas crianças o gosto, o respeito e a paixão pela natureza”.

“Esta atividade tem como finalidade incutir nas crianças a necessidade de cooperarem de uma forma solidária no sentido de regenerar e reflorestar as zonas que foram danificadas pelos últimos incêndios”, explicou Maria Cruz, coordenadora da escola do Coucinheiro.

Recorde-se que Palmeira foi uma das freguesias severamente atingida pelos últimos incêndios. “Achámos que era importante que as crianças pudessem ter um conhecimento, no local, do efeito devastador dos últimos incêndios e de, por outro lado, sentirem a necessidade de cooperarem com o propósito de regenerar a floresta que também é deles”, disse a professora.

A iniciativa promovida pela escola, em articulação com a Junta de Freguesia de Palmeira e a Câmara Municipal, consistiu na preparação de um composto de argila, leguminosas, terra e uma seleção de bolotas de plantas e árvores autóctones. Depois de preparem as granadas, os alunos lançaram-nas na área ardidas. As leguminosas, porque vão germinar primeiro, prendem a granada à terra e depois a seu tempo a semente maior irá germinar dando origem a uma planta.

Acerca Braga TV