Mercado Abastecedor de Braga recomenda início de ano letivo com “máxima energia”
Sexta-feira , Maio 29 2020 Periodicidade Diária nº 2466
Principal / Educação / Mercado Abastecedor de Braga recomenda início de ano letivo com “máxima energia”

Mercado Abastecedor de Braga recomenda início de ano letivo com “máxima energia”

“Começa a escola com a máxima energia”. É este o mote do Mercado Abastecedor de Braga para se associar ao presente início do ano letivo, momento de particular importância para os pais e encarregados de educação, também no que respeita a uma alimentação equilibrada que induza um crescimento saudável das crianças e jovens.

Com relevância no objeto do Mercado Abastecedor de Braga, as hortofrutícolas são, desde logo, a base de uma dieta saudável, o que justifica que a própria SIMAB – que gere a rede de mercados abastecedores, entre eles o MARB -, também pela sua responsabilidade social, dedique especial atenção à sensibilização para o consumo deste tipo de alimentos.

Sendo assumido que a ingestão de quantidades adequadas de hortofrutícolas (cerca de 400 gramas por dia) diminui o risco de desenvolvimento de diversas doenças crónicas não transmissíveis, por exemplo a obesidade, “não poderia ser outra a atitude do MARB e da SIMAB que não a de sensibilizar para este facto logo no início de um ciclo especialmente sensível no quotidiano de milhares de crianças e jovens da região”.

“Não podemos esquecer que as hortícolas, precisamente o segundo maior grupo da roda dos alimentos, fornece tanto como 23% da energia diária total, o que corresponde à ingestão de 3 a 5 porções por dia, sendo que uma porção corresponde a duas chávenas almoçadeiras de hortícolas crus (180 gramas) ou uma chávena de cozinhados (140 gramas). Já a fruta, como todos sabemos, é uma ótima fonte de hidratos de carbono, a frutose, e contribui com cerca de 20% da energia de que precisamos, pelo que se recomenda a ingestão de 3 a 5 porções diárias, sendo que uma porção pode corresponder a uma peça de fruta de média dimensão”, declara o Mercado Abastecedor de Braga em comunicado.

Acerca Braga TV