Mariana Silva da AAUMinho sagra-se bicampeã em Xadrez
Quarta-feira , Maio 27 2020 Periodicidade Diária nº 2464
Principal / Desporto / Mariana Silva da AAUMinho sagra-se bicampeã em Xadrez

Mariana Silva da AAUMinho sagra-se bicampeã em Xadrez

Mariana Silva, aluna da Licenciatura em Línguas Aplicadas, sagrou-se pela segunda vez consecutiva, campeã nacional universitária em Xadrez, na variante de semirrápidas. A bicampeã juntou ainda a este título, a medalha de prata na variante Rápidas.

A disputar-se em Lisboa, cabendo a organização à Associação Académica de Lisboa (AAL) e à Federação Académica do Desporto Universitário (FADU), o Campeonato Nacional Universitários (CNU) de Xadrez nas variantes de Rápidas e Semirrápidas contou com a participação de 30 atletas.

A Associação Académica da Universidade do Minho (AAUMinho), que esteve presente com uma delegação composta por cinco atletas, arrecadou duas medalhas, tendo estado muito próxima de uma terceira.

Mariana Silva foi a “estrela da companhia” com uma performance quase perfeita. A jovem minhota conquistou o ouro e a prata nas variantes de Semirrápidas e Rápidas, respetivamente. Diogo Martins esteve muito próximo de subir ao pódio, mas teve de se contentar com o quarto lugar.

“Estou muito satisfeita por ter conquistado a minha segunda medalha de ouro em dois campeonatos nacionais de semirrápidas, principalmente por este ano letivo ter iniciado um novo projeto enquanto monitora de xadrez da Universidade e estar especialmente envolvida na divulgação deste desporto”, comentou a bicampeã.

A agora responsável pela modalidade quis também deixar uma palavra aos seus colegas de equipa. “Felicito também os restantes representantes da UMinho: Diogo Martins (que alcançou um 4.° lugar e ficou bastante próximo da conquista de uma medalha), Rui Fernandes e João Fernandes, pelas suas prestações nesta prova. O empenho e dedicação de todos os que têm vindo a treinar semanalmente na UMinho ao longo deste ano, é fundamental para aquilo que acredito que virá a ser o sucesso desta modalidade”, disse.

Acerca Braga TV