Ler+ Qualifica reúne 150 participantes no primeiro ano de implementação em Braga
Quinta-feira , Julho 2 2020 Periodicidade Diária nº 2500
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Ler+ Qualifica reúne 150 participantes no primeiro ano de implementação em Braga

O Centro Qualifica do Município de Braga (CQMB) aderiu, no ano letivo 2018/2019, ao Projeto Ler+ Qualifica, promovido pela Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional (ANQEP) e pelo Plano Nacional de Leitura (PNL).

Com este projeto pretende-se fomentar e valorizar a leitura e a escrita junto da população adulta envolvida em processos de aprendizagem ao longo da vida (em ambientes formais e não formais).

O Centro Qualifica do Município de Braga (CQMB) foi pioneiro na celebração do protocolo de cooperação com a Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva (BLCS) que permitiu colocar no terreno o referido projeto levando à BLCS, através da dinamização de cerca de 20 ações, mais de 150 candidatos que se encontram a realizar processos de reconhecimento, validação e certificação de competências.

Durante o ano letivo foram desenvolvidas atividades de caráter diverso, tais como palestras e tertúlias onde foram abordadas temáticas relacionadas com literatura, educação, cultura e sociedade. No âmbito da celebração do centenário do aniversário de Sophia de Mello Breyner, os alunos tiveram a oportunidade de participar ativamente em ações associadas à efeméride.

“O Ler+ Qualifica surge da necessidade de reforçar as oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos. Com este programa pretendemos garantir uma melhor cobertura das respostas de educação e formação, de forma a assegurar que estas chegam a públicos menos qualificados e a todos aqueles que, por uma ou por outra razão, não tiveram oportunidade de terminar os seus percursos de qualificação”, refere Lídia Dias.

Dado o sucesso de implementação no seu primeiro ano de existência, o programa terá continuidade no próximo ano letivo abrangendo todos os adultos que estejam envolvidos em percursos de qualificação no Centro Qualifica do Município.