Iluminação pública potencia Calvários de Santa Cruz
Terça-feira , Maio 26 2020 Periodicidade Diária nº 2463
Principal / Notícias / Iluminação pública potencia Calvários de Santa Cruz

Iluminação pública potencia Calvários de Santa Cruz

Captura de ecrã 2016-03-10, às 14.01.53

O Município de Braga acaba de proceder à colocação de iluminação pública nos Calvários de Santa Cruz, pequenos altares que se encontram espalhadas pelo Centro Histórico da Cidade e que abrem as portas durante as Solenidades da Semana Santa.

Com a colocação da instalação eléctrica, o Município dá um importante contributo ao projeto de conservação e requalificação dos Calvários promovido pela Irmandade de Santa Cruz.

Os Calvários, que terão sido construídos nos séculos XVII e XVIII, são pequenas estruturas adoçadas ou incrustadas nas paredes, onde se evoca o percurso de Cristo no seu caminho para o Calvário.

Perante a necessidade de obras urgentes de conservação e requalificação, a Irmandade de Santa Cruz avançou com um plano de recuperação dos Calvários que passam agora a ter iluminação pública, podendo ser “visitados e venerados de forma permanente e acolhedora”, como explica o provedor da Irmandade de Santa Cruz, Luís Rufo. Segundo este responsável, a requalificação dos Calvários da Santa Cruz foi “fruto do sacrifício, persistência e dedicação de muitos e grandes amigos da Instituição”, agradecendo ainda ao Município de Braga a “relevante ajuda prestada” na iluminação das estruturas.

Além de embelezarem a cidade e de se constituírem como pontos de interesse turístico-religiosos, os Calvários de Santa Cruz são parte integrante da Semana Santa de Braga, definindo o percurso da Procissão dos Passos que acontece no Domingo de Ramos.

De abril a julho será possível ‘Sentir o Barro’ nas Termas Romanas do Alto da Cividade. A iniciativa promovida pelo Município de Braga, é constituída por ateliês de modelagem de barro e abordará as diferentes técnicas de modelagem e, simultaneamente, técnicas de decoração com recurso a tintas e pigmentos.

Esta atividade, que começa sempre por uma visita ao espaço musealizado, é destinada ao público em geral, mas com maior incidência sobre o público infanto-juvenil.

Com duração aproximada de 2 horas, os ateliês realizam-se às quartas e quintas-feiras com início à 09h30 ou às 14h00, sendo necessário efetuar marcação através do endereço electrónico termas.romanas@cm-braga.pt ou pelo número de telefone 253 278 455.

Acerca Braga TV