Freguesia de Sobreposta cumpre tradição com levantamento do Arco
Terça-feira , Maio 26 2020 Periodicidade Diária nº 2463
Principal / Freguesias / Freguesia de Sobreposta cumpre tradição com levantamento do Arco

Freguesia de Sobreposta cumpre tradição com levantamento do Arco

O levantamento do Arco, momento alto das Festas em Honra do Santíssimo Sacramento e Sagrado Coração de Jesus, que iniciaram no dia 22 e terminam este domingo, em Sobreposta, reuniu centenas de pessoas. Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga, marcou presença nesta longa tradição da freguesia.

Para transportar e levantar o Arco foram necessárias cerca de 150 pessoas. A assistir estavam outras tantas. O transporte do Arco teve início às 15h00, na Rua do Covelo, sendo depois levado em ombros até ao adro da Igreja Paroquial. Foram necessárias muitas cordas, escadas e força de braços para erguer o Arco de uma das mais emblemáticas festas do concelho que acontece por dedicação da Comissão de Festas da Confraria do Santíssimo Sacramento.

“Estas festas populares são incontornáveis no concelho de Braga, em que cada uma tem o seu traço identitário e sempre um espírito de comunidade muito forte. Esta tem este cunho muito emblemático ligado a este momento que venho assistir pela segunda vez, o levantamento do Arco. É de facto um momento que mobiliza a população da freguesia. Com a nossa presença estimulamos o trabalho que aqui é desenvolvido, mas também convidamos os bracarenses a virem conhecer estas tradições para desfrutarem do que a população de Sobreposta lhes oferece”, disse Ricardo Rio.

O executivo da Junta de Freguesia de Sobreposta, que apoia a festividade, também marcou presença neste importante momento para a população. Elizabete Silva, presidente da autarquia local, explica que “é necessário continuar a preservar as tradições de Sobreposta”. “Este momento de levantar o Arco bem como estas festas muito bem organizadas pela Comissão de Festas da Confraria do Santíssimo Sacramento devem manter-se vivas. Este momento deve ainda simbolizar o esforço que cada um de nós pode fazer por Sobreposta. A Junta de Freguesia continuará por isso empenhada em apoiar todos os grupos e associações da freguesia que todos os anos trabalham em prol da comunidade”, frisou.

Acerca Braga TV