Forum Braga abre no dia 27 de abril com a segunda maior sala de espetáculos do país
Terça-feira , Julho 7 2020 Periodicidade Diária nº 2505
Principal / Notícias / Forum Braga abre no dia 27 de abril com a segunda maior sala de espetáculos do país

Forum Braga abre no dia 27 de abril com a segunda maior sala de espetáculos do país

Braga vai ter a segunda maior sala do país para a realização de espetáculos e o maior auditório do norte do Portugal. Estas são algumas das novidades do Forum Braga, cuja abertura está prevista para o dia 27 de abril.

O anúncio foi feito hoje pelo presidente da InvestBraga, Carlos Oliveira, e pelo presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio, numa conferência de imprensa que teve como objetivo apresentar a nova infra-estrutura e o posicionamento do novo espaço.

“A partir de hoje, o Parque de Exposições de Braga deixa de existir para dar lugar a um espaço moderno que vai posicionar a cidade de Braga como um destino de referência do país e da Galiza para o Turismo de Negócios e para a realização de grandes congressos, feiras e espectáculos. Queremos ser a Altice Arena do norte do país”, afirmou Carlos Oliveira.

Uma opinião também partilhada pelo presidente da Câmara Municipal de Braga. “Trata-se de um equipamento ao serviço da cidade e do desenvolvimento da região e, com este projeto, estamos a posicionar Braga como destino de turismo e de negócios, com capacidade para atrair os principais eventos nacionais, captar eventos e espetáculos de dimensão internacional e reforçar as infra-estruturas à disposição da cultura e do desporto”, vincou Ricardo Rio.

Com uma marca inspirada na herança romana da cidade, o “Forum Braga pretende ser para Braga aquilo que o fórum romano foi para a Roma da Antiguidade: um centro nevrálgico da cidade, da região e do país, um espaço de e para pessoas, um ponto de encontros, negócios, cultura e experiências”, explicou Carlos Oliveira.

Representando um investimento total superior a 8 milhões de euros, o Forum Braga está dotado de espaços com quatro valências distintas: um centro de congresso, que albergará o maior auditório do norte do país (com 1454 lugares); um pavilhão que será a segunda maior sala de Portugal para espetáculos (com capacidade para acolher 12.000 pessoas de pé); uma galeria de arte contemporânea; e uma zona exterior com capacidade para concertos para mais de 20 mil pessoas e uma área para exposições com mais de 300 stands.

As características modernas e polivalentes deste espaço vão permitir ao Forum Braga acolher eventos tão diversos como feiras; congressos; exposições; concertos; eventos desportivos e culturais, contribuindo, assim, para uma maior dinamização económica e cultural de Braga. Isso mesmo foi sublinhado Ricardo Rio. “O Forum Braga irá funcionar como uma alavanca do desenvolvimento da cidade, transformando-se num verdadeiro polo de dinamização da economia regional. Será uma ferramenta de enorme importância no apoio a atividades de natureza económica, mas também cultural e desportiva da cidade”.

Por outro lado, a proximidade à Galiza faz com que o Forum Braga seja olhado como um espaço de eleição, quer pelo público, quer pelos organizadores de eventos e empresas do país vizinho, vincando assim a capacidade do Forum Braga para atrair eventos internacionais.

Na conferência de imprensa foi também apresentado o calendário com alguns dos eventos que vão realizar-se ao longo do ano de 2018 no Forum Braga. Está já confirmada a realização de grandes congressos no Forum Braga. Exemplo disso mesmo são o 4º Congresso da Ordem dos Psicólogos Portugueses que terá lugar em setembro ou o 41º Congresso da Associação Portuguesa de Técnicos de Natação, que irá realizar-se entre os dias 28 e 29 de abril. São exemplos que demonstram a capacidade que o Forum Braga tem para acolher grandes congressos e eventos empresariais, nacionais e internacionais.

O Forum será ainda palco para a realização de feiras, sendo que a primeira – a AGRO 2018 – tem data marcada entre os dias 10 e 13 de maio.