Forças de segurança de Braga recebem leitores de identificação animal
Sábado , Maio 30 2020 Periodicidade Diária nº 2467
Principal / Notícias / Forças de segurança de Braga recebem leitores de identificação animal

Forças de segurança de Braga recebem leitores de identificação animal

O Município de Braga entregou leitores de microchip aos Bombeiros Sapadores de Braga, Polícia Municipal, Divisão de Fiscalização da Câmara, Bombeiros Voluntários, GNR e PSP. A entrega, efetuada pelo vice-presidente da Câmara Municipal de Braga, Firmino Marques, acompanhado da Veterinária Municipal, Liliana Carvalho, decorreu no Parque Canino do Picoto.

“O Município de Braga está atento a esta problemática por isso, tomamos a iniciativa de dotar estas entidades com um leitor de microchip de identificação animal. A identificação eletrónica é essencial por ser uma ferramenta importante na defesa da saúde pública e saúde animal, controlo da criação, comércio e utilização dos animais de companhia”, referiu Firmino Marques.

Como explicou o vice-presidente, o abandono de animais de companhia “tem vindo a assumir relevância crescente e a leitura do microchip permite reduzir os prazos de regresso ao detentor dos animais. Assim, a dotação destas entidades com o leitor de microchip, tem como objetivo primeiro elevar a taxa de regresso dos animais desaparecidos”, sustentou Firmino Marques.

Recorde-se que os canídeos são obrigados a estarem identificados por meio de identificação eletrónica entre os 3 e os 6 meses de idade. O microchip contém um circuito eletrónico integrado com um código numérico único passível de leitura óptica que só pode ser lido através de um leitor. O código é único e inalterável.

Esta medida faz parte de um conjunto de outras de proteção e luta contra o abandono de animais de companhia.

Acerca Braga TV