Exposição online "Bom Jesus ao longo dos tempos" é inaugurada amanhã
Terça-feira , Julho 7 2020 Periodicidade Diária nº 2505
Principal / Cultura / Exposição online “Bom Jesus ao longo dos tempos” é inaugurada amanhã

Exposição online “Bom Jesus ao longo dos tempos” é inaugurada amanhã

O Santuário do Bom Jesus do Monte celebra amanhã, 18 de abril, o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, pela primeira vez, desde que está inscrito na lista do Património Mundial da UNESCO. A data visa promover os monumentos e sítios históricos e valorizar o património português, ao mesmo tempo que tenta alertar para a necessidade da sua conservação e proteção.

As contingências atuais, com a declaração do estado de emergência por via da pandemia da Covid-19, levou a Confraria do Bom Jesus a adiar todas as atividades culturais, religiosas, desportivas e turísticas, que serão remarcadas assim que seja decretado o final do estado de emergência.

“Neste sentido, decidimos celebrar esta data com uma atividade diferente, exclusivamente online. A situação que vivemos obriga-nos a alguma criatividade e vamos apresentar uma exposição de fotografias cujo tema é ‘Bom Jesus ao longo dos tempos’. A exposição terá 23 fotografias, cerca de uma foto por época, desde o lançamento da primeira pedra da Basílica do Bom Jesus (1784-2020)”, adianta Varico Pereira, da Confraria do Bom Jesus.

Tendo como principal objetivo a divulgação do património cultural e natural do Bom Jesus, esta exposição virtual associa-se a um conjunto de iniciativas promovidas pela Rede do Património Mundial de Portugal, da qual o Bom Jesus faz parte.

O Santuário do Bom Jesus é, provavelmente, o monumento mais fotografado em Braga e um dos mais fotografados no país. Todos os dias encontra-se, em vários âmbitos, fotos do Bom Jesus, umas mais antigas outras mais recentes. O objetivo foi recolher registos de diferente épocas que permitam viver o Bom Jesus ao longo dos tempos, nas suas várias dimensões e pela objetivas de fotógrafos/as anónimos/as e outros/as mais conhecidos/as.

A exposição é inaugurada amanhã, às 10h30, no site do Santuário do Bom Jesus em www.bomjesus.pt e na página do Facebook: https://www.facebook.com/SantuarioDoBomJesusDoMonte.