Terça-feira, Março 19, 2024
16.2 C
Braga
spot_img
ReportagemEnsino de Viola Braguesa vai promover a cultura e o património de...
spot_img

Ensino de Viola Braguesa vai promover a cultura e o património de Braga

A União de Maximinos, Sé e Cividade vai dar início ao primeiro curso de Ensino de Viola Braguesa, que vai ser realizado nas Juntas de Freguesias do concelho. Promovido pelo Município de Braga e após ter concluído o processo de certificação, o ensino de Viola Braguesa tem como objetivo promover a cultura e o património de Braga.

As aulas são gratuitas e vão decorrer às terças e quintas-feiras, das 19h00 às 20h00, na Junta de Freguesia da Sé.

O projeto de ensino da Viola Braguesa foi financiado pelo Norte 2020, no âmbito do consorcio “MINHO IN” numa candidatura conjunta da CIM do Cávado, cuja implementação está a cargo da ADERE Minho. A Câmara Municipal de Braga viu aprovada esta candidatura, que agora irá financiar as ações de formação de ensino deste instrumento ímpar da cultura de Braga, que agora vão decorrer nas Juntas de Freguesia ou nas escolas.

Luís Pedroso, presidente da União de Maximinos, Sé e Cividade, regozija-se por esta Junta de Freguesia ser uma das primeiras do concelho a acolher esta formação. “Sentimo-nos muito honrados por dar o pontapé de saída desta formação que muito vai enriquecer a nossa cidade de Braga. Agradeço, por isso, à ADERE Minho e à Câmara Municipal de Braga, deixando os votos de maior sucesso aos formadores e formandos na promoção da Viola Braguesa”, salientou o autarca.

Nas palavras de Abílio Vilaça, presidente da ADERE Minho, a promoção e certificação da Viola Braguesa vem permitir a proteção dos seus fabricantes, bem como da cultura. “Estamos neste caminho de promoção deste instrumento bracarense porque a certificação protege os fabricantes e a cultura. Temos receio que alguém copie e faça a imitação do produto”.

Estas formações vão permitir despertar o interesse dos jovens pela Viola Braguesa, com vista a proporcionar tardes de música, já no final do verão, nos cafés e restaurantes da Sé para a apreciação dos bracarenses e turistas. Assim, haverá tardes dedicadas a este instrumento nos estabelecimentos da cidade de Braga, permitindo que o Cancioneiro Minhoto evolua com este instrumento certificado.

https://www.facebook.com/BragaTV.pt/videos/692402604665742/

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES