Encontros da Imagem celebram 30 anos de fotografia e artes visuais
Quinta-feira , Abril 9 2020 Periodicidade Diária nº 2416
Principal / Cultura / Encontros da Imagem celebram 30 anos de fotografia e artes visuais

Encontros da Imagem celebram 30 anos de fotografia e artes visuais

De 15 de setembro a 29 de outubro, Braga volta a receber o melhor da fotografia contemporânea nacional e internacional com mais uma edição dos Encontros da Imagem (EI). Numa altura em que se comemoram os 30 anos da sua fundação, o festival alarga este ano o seu âmbito geográfico com atividades em Braga, Guimarães, Barcelos, Famalicão e Porto.

A par da celebração dos seus 30 anos, os EI apostam numa maior aproximação da cidade com a realização de exposições em diversos edifícios históricos, museus e galerias de Braga, mas também com projeções em diferentes espaços públicos e privados.

Nesta edição, a ausência de um tema específico é propositada. No entanto, “o festival continuará numa aposta de programação eclética, pretendendo confrontar e refletir em torno das atuais propostas temáticas da fotografia”, como explicou o director dos EI, Carlos Fontes, na apresentação do evento que teve lugar hoje na galeria da antiga Estação da CP.

A par das cerca de 50 exposições, o evento inclui a realização de workshops, de um ‘Instameet’, de conferências, de um ‘Photobook market’ e de vários concertos.

Para Ricardo Rio, “os EI são uma ‘referência incontornável’ no calendário cultural da cidade e a nível nacional”. “Apesar de todas as vicissitudes temos este ano um programa que supera as expectativas, um programa rico, diversificado e de grande qualidade”, referiu Ricardo Rio, numa sessão que contou ainda com a presença da vereadora da Cultura, Lídia Dias.

O edil bracarense elogiou a ligação conseguida este ano com os Municípios do Quadrilátero e reafirmou o compromisso da Autarquia em continuar a apoiar o festival, “um projeto muito acarinhado e que se enquadra perfeitamente na aposta que a cidade tem vindo a fazer no âmbito das Media Arts”.

O programa do evento pode ser consultado na íntegra em http://encontrosdaimagem.com/.

Acerca Braga TV