Dia da Universidade do Minho comemorado com eventos desportivos
Quinta-feira , Abril 9 2020 Periodicidade Diária nº 2416
Principal / Desporto / Dia da Universidade do Minho comemorado com eventos desportivos

Dia da Universidade do Minho comemorado com eventos desportivos

O desporto será este ano a substância central do dia da Universidade do Minho (UMinho), comemorado a 17 de fevereiro. No âmbito do 44º aniversário da instituição, o dia será inteiramente dedicado ao desporto, com a apresentação do Campeonato Mundial Universitário de Ciclismo 2018, a inauguração do espaço de entrada dos praticantes desportivos do Complexo Desportivo Universitário de Gualtar, cerrando com um momento de convívio salutar: o já habitual Jogo das Estrelas.

Mundial Universitário de Ciclismo 2018 agregará as cidades de Braga, Guimarães e Fafe

A cerca de seis meses para o arranque do Campeonato Mundial Universitário de Ciclismo 2018, o Complexo Desportivo da Universidade do Minho em Gualtar será, neste dia, o palco da apresentação oficial do evento, a qual decorrerá pelas 15h30, lançando, assim, a contagem decrescente para a grande competição a acontecer entre 31 de julho e 4 de agosto e que irá reunir os melhores universitários do mundo da modalidade.

Após o sucesso que foram os mundiais universitários organizados pela UMinho em cooperação com a Associação Académica da Universidade do Minho (AAUM), e já lá vão seis (Futsal 1998, Badminton 2006, Xadrez e Futsal 2012, Andebol 2014, e Karaté 2016), em 2018 as duas instituições vão estar novamente juntas na organização do Mundial Universitário de Ciclismo 2018 que terá como palcos de competição as cidades de Braga, Guimarães e Fafe.

A apresentação oficial, na qual serão dados a conhecer os detalhes dos preparativos para o evento mundial, contará com a presença e intervenção do presidente da AAUM e do Comité Organizador, Nuno Reis, do presidente da Federação Académica de Desporto Universitário (FADU), Daniel Monteiro, do Reitor da UMinho, Rui Vieira de Castro, e dos representantes das Câmaras Municipais de Braga, Guimarães e Fafe.

O evento estará inserido no programa oficial de Braga, Cidade Europeia do Desporto (CED), prevendo o envolvimento de cerca de 250 participantes de 40 países e cerca de 150 pessoas entre staff e voluntários. Esta será a 7ª edição do evento que incluirá, pela primeira vez, a prova de Downhill.

Descerramento da placa e Inauguração da nova entrada

Após o final da apresentação, os presentes estão convidados para assistir ao descerramento da placa e inauguração do novo espaço de entrada dos praticantes desportivos do Complexo Desportivo Universitário de Gualtar e que decorrerá pelas 16h30.

‘Jogo das Estrelas’ opõe equipa da UMinho e personalidades externas

O dia termina com a realização do intitulado ‘Jogo das Estrelas’, um evento desportivo que já faz parte das comemorações do aniversário da UMinho há vários anos, sendo esta a sua 8ª edição. A tradicional partida de futsal está marcada para as 17h00, tratando-se de um jogo convívio que colocará em lados opostos do campo, a equipa dos representantes da Academia Minhota e a equipa de Convidados, composta tradicionalmente por personalidades externas do meio político e desportivo regional e nacional.

Programa do evento

  • 15h30 – Apresentação do Campeonato Mundial Universitário de Ciclismo, imagem e site oficial;
  • 16h30 – Inauguração do espaço de entrada dos praticantes desportivos do Complexo Desportivo Universitário de Gualtar;
  • 17h00 – Jogo das Estrelas.

Acerca Braga TV