Colégio Luso-Internacional de Braga assegura refeições solidárias na Páscoa
Segunda-feira , Maio 25 2020 Periodicidade Diária nº 2462
Principal / Notícias / Colégio Luso-Internacional de Braga assegura refeições solidárias na Páscoa

Colégio Luso-Internacional de Braga assegura refeições solidárias na Páscoa

Tendo já sido completadas 3 semanas de “serviço”, assim lhe chamam os voluntários que abraçaram o apelo do Colégio Luso-Internacional de Braga (CLIB) para a preparação e distribuição de refeições a quem não tem, nesta altura, outro apoio, a corrente solidária não para, iniciou com entusiasmo a Semana Santa e assegura refeições durante todo o fim de semana da Páscoa. “A solidariedade não pode ter quarentena, férias ou fim de semana!”, assim entende a equipa de voluntários que diariamente confeciona e entrega refeições solidárias a partir do CLIB. “As festas familiares de celebração da Páscoa e as cerimónias públicas foram canceladas, pelo que não vemos razão para fins de semana prolongados com respostas sociais fechadas durante 4 dias”, asseguram.

O grupo de voluntários que se formou à volta deste desafio que o CLIB lançou, quando as escolas fecharam e muitas organizações de apoio social encerraram portas também, está determinado a não interromper esta cadeia solidária e não vai fechar na Páscoa, tal como não fechou nenhum dia, desde que abriu. “Este é um momento de grave emergência social e o colégio entende que deve ser tratado como tal”, defende Helena Pina Vaz, diretora do CLIB.

A rede colaborativa que se gerou em torno deste projeto é grande e é alimentada pelas diferentes parcerias entre entidades públicas e privadas, empresas e entidades do sector social. “Humildemente oferecemos em público a nossa disponibilidade para ajudar, suspeitamos que as necessidades seriam muitas e elas revelaram-se imensas”, explica Helena Pina Vaz. “Quem se apercebeu da nossa disponibilidade para os apoiar aceitou também humildemente a mão que o CLIB estendeu”, acrescentou.

Esta iniciativa tem decorrido de modo extremamente tranquilo, sem sobressaltos, de forma organizada, com base na boa estrutura de colaboração e boa vontade graças a cada um dos os envolvidos, os que estão desde o primeiro minuto e os que se vão juntando a cada dia que passa; os que já se conheciam eventualmente e os que nunca se tinham ainda cruzado.

A base de toda esta estrutura é a dádiva. O que entra todos os dias na cozinha do Colégio Luso-Internacional de Braga, é oferecido, o que sai nas rotas de distribuição, também. As pessoas e as empresas fazem donativos que, com grande naturalidade, se vão renovando com as ofertas de outros novos doadores. Umas refeições são servidas e logo outras são confecionadas. Os beneficiários dão mostras do seu respeito com palavras de apreço pelo apoio que recebem. Os voluntários, felizes, dão o seu serviço para o bem comum.

“A solidariedade não vive isolada e também pode estar em quarentena”, assim defende o Colégio Luso-Internacional de Braga.

Acerca Braga TV