Certificação do Balcão Único reconhece excelência do atendimento
Segunda-feira , Maio 25 2020 Periodicidade Diária nº 2462
Principal / Notícias / Certificação do Balcão Único reconhece excelência do atendimento

Certificação do Balcão Único reconhece excelência do atendimento

captura-de-ecra%cc%83-2016-12-28-as-12-06-12

O Balcão Único do Município de Braga recebeu esta terça-feira, 27 de dezembro, a certificação dos serviços de atendimento ao público pela norma internacional ISO 9001. O certificado foi entregue pela SGS ao presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio, reconhecendo assim a excelência dos serviços prestados à população do concelho de Braga.

Segundo o autarca, a certificação representa não apenas o “reconhecimento externo da nossa capacidade de resposta aos pedidos dos munícipes, como também contribui para melhorarmos cada vez mais a nossa organização, otimizar procedimentos e termos capacidade de avaliação do nosso desempenho”.

Na cerimónia, Ricardo Rio adiantou que o Município pretende também avançar com a certificação dos serviços de atendimento da área do urbanismo. “Estamos neste momento a desenvolver um processo de reorganização interna de procedimentos para a avançar com certificação dos serviços”, salientou, referindo que o mesmo irá acontecer com a área da fiscalização.

Já o representante da SGS, Paulo Gomes, salientou que a certificação constitui “um momento marcante” para o Município de Braga que, referiu, “está focado na agilização dos serviços e na satisfação dos seus munícipes”. “A certificação acaba por ser uma ferramenta de gestão que desafia as organizações a manterem e a melhorarem o sistema de gestão que é desenvolvido por pessoas que pensam nas pessoas”, sustentou Paulo Gomes.

A norma internacional ISO 9001 é a norma mais utilizada em todo o mundo pelas organizações públicas e privadas que pretendem implementar um sistema de gestão de qualidade. A eficácia da organização e a satisfação dos clientes grande objetivo da medida.

O Balcão Único, em funcionamento desde 2014 no edifício do Pópulo, tem tido uma procura crescente, registando atualmente cerca de 400 atendimentos por dia. Em dois anos de atividade, já foram efetuados mais de 170 mil atendimentos presenciais.

A par do atendimento geral, o Balcão Único disponibiliza serviços nas áreas de certidões/autenticações, possui um gabinete dedicado à inserção profissional, um gabinete de apoio ao emigrante/imigrante, um posto adstrito aos Transportes Urbanos (TUB) e, mais recentemente, um gabinete de inclusão.

Acerca Braga TV