Braga apontada como exemplo na implementação de políticas da juventude
Segunda-feira , Julho 13 2020 Periodicidade Diária nº 2511
Principal / Notícias / Braga apontada como exemplo na implementação de políticas da juventude

Braga apontada como exemplo na implementação de políticas da juventude

cmb20102016sergiofreitas0000003141

O presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio, participou hoje na sessão de abertura da assembleia eleitoral da Eurodesk – Rede Europeia de Informação aos Jovens que, até ao próximo domingo, reúne em Braga representantes de mais de 30 países europeus.

O edil aproveitou a ocasião para apresentar o trabalho que Braga tem desenvolvido nos últimos três anos em prol da juventude, através de políticas que visam reforçar o grau de empregabilidade, assim como estimular a participação cívica dos jovens na vida pública.

Para este cenário, explicou Ricardo Rio, em muito contribuíram iniciativas como o Orçamento ‘Tu Decides!’, a revitalização do Conselho Municipal da Juventude ou, ainda, a implementação do projeto ‘100% Jovem’, que resulta da parceria com a Rede Europeia de Capitais de Juventude.

O autarca apresentou Braga como uma “cidade inovadora”, que tem sido capaz de criar oportunidades para os jovens, nomeadamente através da criação da Startup Braga. “Os estudantes universitários e as escolas abraçaram projectos de empreendedorismo, participaram em vários programas europeus, e hoje temos a Startup Braga, de portas abertas à inovação e à tecnologia com o apoio de uma rede de mentores, tutores e organizações de renome internacional, como é o caso da Microsoft”, referiu.

No ano em que Braga é Capital Ibero-Americana da Juventude, Ricardo Rio deu ainda conta do documento ‘Braga 2016 – Um novo futuro para a Juventude Ibero-americana’, apresentado publicamente ontem e que elenca um conjunto de propostas que apontam o caminho para o futuro da juventude do espaço ibero-americano.

De referir que a Eurodesk é uma rede europeia com serviços em 31 países e é um ponto de acesso à informação europeia para os jovens e para os profissionais da área de juventude. Em Portugal, a Eurodesk é representada pela Agência do Programa ERASMUS + Juventude em Ação, sediada em Braga.