Bloco de Esquerda quer preservar património e melhorar a democracia em Nogueiró e Tenões
Terça-feira , Junho 2 2020 Periodicidade Diária nº 2470
Principal / Freguesias / Bloco de Esquerda quer preservar património e melhorar a democracia em Nogueiró e Tenões

Bloco de Esquerda quer preservar património e melhorar a democracia em Nogueiró e Tenões

Auscultar a população sobre a manutenção da União de Freguesias, criar um roteiro botânico e faunístico, criar um parque de autocaravanas, melhorar o espaço público e promover a participação da população na vida comunitária, são os principais objetivos da candidatura do Bloco de Esquerda à União de Freguesias de Nogueiró e Tenões, protagonizada pela independente Maria João Sousa Santos.

Ao lado do Elevador do Bom Jesus, onde a sua candidatura da Património da Humanidade foi também defendida, a cabeça de lista do Bloco, uma engenheira da Câmara Municipal de Braga comprometeu-se a lutar pela preservação da mata do Bom Jesus e pela substituição de infestantes por espécies autóctones, assim como criação de trilhos pedestres.

Maria João Santos propõe também “a criação de um conselho consultivo da freguesia, que integre todas as associações e um horário de atendimento mais alargado à população no edifício da Junta de Tenões”.

A qualificação do espaço público, com a construção de passeios e melhoria dos arruamentos, o reforço da limpeza, a melhoria do atravessamento pedonal na rodovia do Bom Jesus, bem como a abertura da via na estrada de Dadim, em diálogo com a Confraria do Bom Jesus, foram outras propostas apresentadas.

A candidata não esqueceu o estado de degradação em que se encontra a antiga Escola D. Luís de Castro e sugeriu que “este equipamento possa ser aproveitado pela Universidade do Minho ou pelo Instituto de Nanotecnologia” e exigiu a imediata reposição do muro de pedra junto à Capela de Santa Eulália.

Na área social, Maria João propôs a elaboração de um plano de apoio às famílias carenciadas e o acompanhamento de pessoas idosos ou isoladas.

Paula Nogueira, cabeça de lista do Bloco de Esquerda à Câmara Municipal de Braga, afirmou que a candidatura do Bloco em Tenões tem como principal objetivo “dar mais qualidade à democracia, numa União de Freguesias onde é visível o perfil pouco dialogante e o sentimento de impunidade que grassa na atual maioria e que é preciso pôr cobro”.

Acerca Braga TV