Bloco de Esquerda quer melhor qualidade de vida e segurança para Ferreiros e Gondizalves
Segunda-feira , Maio 25 2020 Periodicidade Diária nº 2462
Principal / Freguesias / Bloco de Esquerda quer melhor qualidade de vida e segurança para Ferreiros e Gondizalves

Bloco de Esquerda quer melhor qualidade de vida e segurança para Ferreiros e Gondizalves

Fazer cidade, garantindo a mobilidade, a sustentabilidade ambiental e a defesa do espaço público são os objetivos da candidatura do Bloco de Esquerda à União de Freguesias de Ferreiros e Gondizalves, que apresentou a socióloga e investigadora Sheila Khan como cabeça de lista.

“O crescimento urbanístico desordenado e desarticulado, com vias de circulação rápidas, com zonas de ninguém, sem espaços verdes e com equipamentos públicos por construir ou abandonados”, foram o mote do programa apresentado por Sheila Kahn, que defendeu a construção de passeios e passadeiras elevadas em lomba, substituída e atualizada, a sinalização viária e a colocação de placas toponímicas de modo a tornar segura a circulação de cidadãos, em particular das crianças.

No que respeita à mobilidade, a candidata Sheila Khan defendeu a transformação da Estrada Nacional N14 numa avenida urbana, a negociação com a CP de uma realização de paragem no apeadeiro de Ferreiros dos comboios urbanos de circulação mais rápida, o transporte escolar para todos os estabelecimentos de ensino, com recurso a minibus quando necessário, a revisão dos horários dos TUB e a acessibilidade para pessoas com deficiência visual e motora

Sobre a sustentabilidade ambiental, a candidata Sheila Kahn defendeu que as margens do Rio Este, contíguas à fábrica da Bosch, “devem ser definitivamente regularizadas para impedir as cheias e para a construção de um parque verde”. “Deverão ser construídos os parques verdes previstos, como os das cercanias do Pavilhão de Ferreiros e do lado norte do monte de Naia. A arborização das ruas e pracetas deve ser intensificada. A proteção e limpeza dos caminhos rurais e das matas, especialmente em Gondizalves, deverá ser assegurada, promovendo a plantação de espécies autóctones e a substituição dos eucaliptos”, ressalvou a candidata.

Sobre o espaço público, a candidata defende a recuperação e o redesenho dos parques infantis, sobretudo os de o Sobreiro, e na Naia e no Feijó. “A Junta de freguesia de Gondizalves deve ter um horário mais alargado de atendimento e as suas instalações devem ter uma maior ocupação com atividades sociais e culturais”, disse ainda.

A candidata Sheila Kahn propõe-se elaborar um plano de apoio social a famílias carenciadas, mobilizando em rede os recursos e instituições da freguesia, a identificação e monotorização da população sénior em estado de isolamento e solidão, e a criação de um centro de convívio para a população idosa em Gondizalves. Defendeu a recuperação de casas devolutas e abandonadas para aluguer municipal a custos controlados.

Acerca Braga TV