Bloco de Esquerda acusa Câmara Municipal de "abandonar Urbanização de Montélios"
Quinta-feira , Julho 9 2020 Periodicidade Diária nº 2507
Principal / Notícias / Bloco de Esquerda acusa Câmara Municipal de “abandonar Urbanização de Montélios”

Bloco de Esquerda acusa Câmara Municipal de “abandonar Urbanização de Montélios”

Paula Nogueira, candidata à Câmara Municipal de Braga pelo Bloco de Esquerda, considera a Urbanização de Montélios um “péssimo exemplo do que é a ausência de planeamento e de falta de qualidade do espaço público”, defendendo que este território necessita “urgentemente de uma intervenção que dê mais qualidade de vida e segurança a quem aqui vive”. A candidata visitou aquele loteamento, acompanhada por Carlos Oliveira, cabeça de lista à União de Freguesias de Real, Dume e Semelhe, e de elementos da direção da Associação de Moradores.

Durante o passeio que deram pela urbanização, a Associação de Moradores chamou a atenção para vários aspectos que têm vindo a reinvindicar,  como a instalação de passadeiras elevadas, o arranjo dos passeios, assim como um parque infantil na Praceta de S. Jerónimo.

Adolfo Reis, presidente da Associação de Moradores, alertou para a falta de uma ligação segura para os moradores de Montélios atravessarem a Variante de Real, nomeadamente para levaram as crianças à Escola EB1 das Parretas e à EB2/3 de Real. “Incompreensível é o facto das obras de construção da escadaria de ligação às Parretas, prometida há dois mandatos, ter sido iniciada em junho e ainda não estarem concluídas”, lembrou Adolfo Reis.

Paula Nogueira confirmou a “grande ausência de árvores, a degradação dos passeios e de muitos terrenos devolutos, cheios de silvados que a Câmara alega não limpar por desconhecimento dos proprietários, mas que representam um perigo, quer para as crianças, quer para a saúde pública”. “Já o único parque infantil existente no bairro, onde vivem cerca de cinco mil pessoas, apresenta um equipamento pobre e uma localização desajustada, pois está no entroncamento de duas ruas com muito movimento. Irónico é também o facto das ruas terem sido limpas e algumas lâmpadas de iluminação pública terem sido repostas no dia seguinte à Associação de Moradores ter anunciado, na sua página do facebook, a visita dos candidatos do Bloco de Esquerda”, contestou a candidata.

Para Paula Nogueira, os moradores de Montélios têm direito a um espaço público qualificado e a zonas de convívio e de lazer que compensem a grande densidade habitacional do bairro. “Braga não é apenas o centro da cidade, bem cuidado para os turistas, tem de ser um concelho onde todos os seus habitantes têm o direito a terem um espaço público de qualidade e seguro”, concluiu.