Arquidiocese de Braga assinala Dia de Nossa Senhora da Alegria
Sábado , Maio 30 2020 Periodicidade Diária nº 2467
Principal / Cultura / Arquidiocese de Braga assinala Dia de Nossa Senhora da Alegria

Arquidiocese de Braga assinala Dia de Nossa Senhora da Alegria

Foto: Fernando André Silva

A Arquidiocese de Braga celebra, esta segunda-feira, o Dia de Nossa Senhora da Alegria. A imagem é venerada na Capela do Lugar de Casais de Veiga, na freguesia de Aboim da Nóbrega, em Vila Verde, festejando-se anualmente na segunda-feira a seguir à oitava da Páscoa.

Esta é uma imagem rara de Nossa Senhora que carrega o menino Jesus ao colo e a tocar viola para celebrar a alegria com o povo.

Segundo o Cónego João Paulo Alves, Reitor da Basílica do Bom Jesus do Monte, esta imagem é única no distrito de Braga e também é conhecida por Nossa Senhora dos Prazeres em outras localidades. “É raro encontrar uma Imagem destas. É única em Braga. Há uma de tamanho grande na Igreja de Vila Moura, porque o Pároco da Quarteira, era natural de Guimarães, onde reside atualmente. Hoje, no chamado ‘Santoral próprio de Braga’, que é o calendário da festa dos Santos, é o dia de Memória Obrigatória da Festa de Nossa Senhora da Alegria, também designada em algumas localidades por Senhora dos Prazeres”, esclareceu o Reitor.

Acerca Braga TV