Alunos de Braga arrecadam 3.º lugar em competição que junta escolas de todo o mundo
Quinta-feira , Julho 9 2020 Periodicidade Diária nº 2507
Principal / Educação / Alunos de Braga arrecadam 3.º lugar em competição que junta escolas de todo o mundo

Alunos de Braga arrecadam 3.º lugar em competição que junta escolas de todo o mundo

A equipa de alunos do Colégio Luso-internacional de Braga representou Portugal e o CLIB nas olimpíadas académicas realizadas na Inglaterra. A equipa regressou a Portugal, no passado domingo, com o 3º lugar naquela que é considerada como uma das mais desafiantes competições académicas a nível mundial.

O British English Olympics (BEO) é a mais prestigiada olimpíada internacional em língua inglesa, desenhada e validada por especialistas em educação da prestigiada Universidade de Oxford, que reúne alunos entre os 12 e os 16 anos, de escolas internacionais de todo o mundo. O ambiente multicultural e a excelência académica, fazem do BEO uma competição ímpar, onde se medem e fortalecem competências dos alunos das melhores escolas de língua inglesa do mundo inteiro.

Competências como a liderança, trabalho em equipa, capacidade de improviso e de tomar decisões, segurança e confiança a falar em público, entre outras, são fortemente potenciadas e postas à prova durante variadas provas e atividades ao longo de duas semanas.

Num ambiente muito competitivo e de intercâmbio multicultural, que envolveu alunos de muitas nacionalidades, os alunos do CLIB estiveram sempre muito à vontade, sendo distinguidos, pelo segundo ano consecutivo, com o prémio de “Fair Play”. Considerada a equipa mais carismática, foi também votada pelos seus pares, como um exemplo de solidariedade e amizade pelas suas excelentes atitudes em todos os momentos e para com as equipas adversárias.

“São atitudes que muito nos orgulham”, declara Helena Pina Vaz, diretora do CLIB. “Promovemos uma excelente formação dos nossos alunos, e isso foi visível nesta competição mundial, mas quando as qualidades humanas são um dos seus maiores atributos, só podemos estar muito orgulhosos”, disse.

Os alunos do CLIB arrecadaram, ainda, o primeiro lugar nas categorias de “Debate” e “Improvisation Challenge”, demostrando excelentes capacidades de oratória e argumentação e serem uma equipa muito criativa e organizada, que se articulou de forma brilhante, enquanto grupo e em ambiente de grande pressão.