Alunas de Braga passam à fase final do Concurso Nacional de Leitura
Domingo , Maio 31 2020 Periodicidade Diária nº 2468
Principal / Educação / Alunas de Braga passam à fase final do Concurso Nacional de Leitura

Alunas de Braga passam à fase final do Concurso Nacional de Leitura

A fase intermunicipal da 13.ª edição do Concurso Nacional de Leitura (CNL) teve lugar no passado dia 29 de abril, em Barcelos. O objetivo central do Concurso Nacional de Leitura – que se desenvolve em quatro fases distintas – é estimular hábitos de leitura e pôr à prova competências de expressão escrita e oral nas crianças e jovens do concelho de Braga.

As provas intermunicipais contaram com a participação de oito alunos do concelho de Braga, sendo apuradas para a fase final, agendada para o próximo dia 25 de Maio, no Altice Forum Braga, as alunas Luísa Ipiranga (Escola Básica de São Lázaro, categoria 1º ciclo) e Inês Martins (Colégio João Paulo II, categoria Ensino Secundário).

Braga será o Município anfitrião da fase final do Concurso Nacional de Leitura que trará alunos de todo o país à Cidade dos Arcebispos. O Município tem incrementado o seu apoio à Rede de Bibliotecas concelhia tendo, no ano transato, atribuído 12 mil euros à respetiva rede com o intento de potenciar as valências e o papel preponderante que o espaço biblioteca desempenha na escola.

Para a vereadora da Educação, Lídia Dias, “o Concurso Nacional de Leitura tem-se mostrado integrador de múltiplas literacias, desempenhando um papel cada vez mais decisivo de capacitação das crianças e dos jovens. É de salutar o contributo assaz importante do concurso para o desenvolvimento de capacidades de leitura expressiva e de argumentação dos alunos concorrentes. É com júbilo que Braga vê dois dos seus alunos a representar o concelho na fase final que acontece a nível nacional”.

A integração explícita e intencional em projetos e atividades realizadas neste âmbito fomentam competências nas áreas da leitura e interpretação constituindo, assim, uma estratégia para o sucesso escolar e o desenvolvimento educativo e cultural dos jovens alunos.

Acerca Braga TV