1º Encontro de Desporto Escolar de Xadrez decorreu na Escola Secundária Alberto Sampaio
Segunda-feira , Julho 13 2020 Periodicidade Diária nº 2511
Principal / Desporto / 1º Encontro de Desporto Escolar de Xadrez decorreu na Escola Secundária Alberto Sampaio

1º Encontro de Desporto Escolar de Xadrez decorreu na Escola Secundária Alberto Sampaio

Decorreu na manhã de ontem, 18 de janeiro, o primeiro encontro entre Escolas de Desporto Escolar na modalidade de xadrez do presente ano letivo 2019/2020. A Escola Secundária Alberto Sampaio organizou o 1º Encontro Distrital Escolar – Série A e esta prova contou com a participação de 52 alunos provenientes das Escolas: CLIB – Colégio Luso-Internacional de Braga, Escola Secundária Carlos Amarante, Escola Básica 2,3 de Tadim, e a anfitriã ESAS – Escola Secundária Alberto Sampaio, bem como, do apoio do CXB – Clube de Xadrez de Braga, representado por Flávio Peixoto para a gestão de emparceiramentos e arbitragem.

A arbitragem esteve também a cargo dos professores responsáveis de cada escola participante, por Lúcio Botelho, Angélica Pereira e José Monteiro e o diretor de prova foi o professor Vasco Araújo. Este Encontro Escolar de Xadrez teve várias estreias na competição nos diferentes escalões e saldou-se por mais um sucesso organizativo e participativo, que durante 5 sessões viveram emoções até ao cair da seta do relógio numa manhã de sábado. Este evento xadrezístico foi dividido em dois torneios, Torneio Infantil destinado aos alunos dos escalões Infantil B, Infantil A e Benjamins, e o Torneio Juvenil destinado aos alunos dos escalões Iniciado, Juvenil e Juniores.

A Escola Secundária Alberto Sampaio fez-se representar por 14 alunos, sendo a mais representada no torneio Juvenil, a Escola Básica 2,3 de Tadim com 15 alunos, a mais numerosa no torneio Infantil, a Escola Secundária Carlos Amarante com 15 jovens competitivos e o Colégio Luso-Internacional com 8 alunos bem organizados. No Torneio Infantil a grande vencedor no escalão Infantil A feminino, foi a Lara Barbosa que conquistou 3 vitórias que se traduziu em 3 pontos seguida da Daniela Ferreira e Matilde Barbosa respetivamente na classificação, todas da Escola de Tadim, já no mesmo escalão masculino o vencedor foi Ilya Frolov da ESCA, também ele imbatível do Torneio Infantil com 5 pontos, seguido de Tomás Costa e Miguel Sá, ambos da Escola de Tadim.

Seguimos para o escalão Infantil B feminino, com Beatriz Mouta da Escola de Tadim que alcança o primeiro lugar com 4 vitórias obtendo 4 pontos e em segundo no pódio Iara Monteiro da ESCA, já no género masculino Tiago Martins da ESCA com um empate e 4 vitórias obtêm 4,5 pontos e torna-se vencedor do escalão, seguido de Rodrigo Nunes do CLIB e Simão Gonçalves da ESCA. No Torneio Juvenil, a vencedora no escalão Iniciados Femininos foi Rita Neto com duas vitórias conquista 2 pontos seguida de Diana Neves ambas da ESAS, no mesmo escalão do género masculino Daniel Pacheco da Escola de Tadim conquista 4 vitórias que se traduzem em 4 pontos seguido de Vinicius Belmont da ESCA e Afonso Trindade da ESAS.

Seguimos para a vencedora do escalão Juvenil Feminino Sofia Afonso conquistou 3 vitórias que se traduzem em 3 pontos seguida de Mafalda Couto ambas da ESAS e Sofia Oliveira da ESCA, passando para o género masculino da mesma categoria, Ricardo Matos incontestável vencedor do Torneio Júnior obtém 5 pontos com apenas vitórias, seguido de João Gonçalves e Alexandre Zhang todos da ESCA. Por último no escalão Juniores masculinos o vencedor André Pinto da ESCA com 3 vitórias conquista o primeiro lugar. Nos próximos dias 8 de Fevereiro (Escola Secundária Carlos Amarante) e 7 de março (Colégio Luso-Internacional Braga) realizar-se-ão os próximos encontros distritais escolares relativos à Série A que visam apurar os melhores alunos juvenis de cada Série (A, B e C) para a Final Distrital Escolar de Xadrez Infantil e Juvenil.