Voluntários estrangeiros juntam-se ao Braga Blogging e apanham mais de 20 mil beatas
Quinta-feira , Dezembro 12 2019 Periodicidade Diária nº 2297
Principal / Notícias / Voluntários estrangeiros juntam-se ao Braga Blogging e apanham mais de 20 mil beatas

Voluntários estrangeiros juntam-se ao Braga Blogging e apanham mais de 20 mil beatas

Oito voluntários do programa europeu da associação juvenil “Synergia” juntaram-se à ação de “Plogging Braga”, que decorreu este sábado, onde apanharam 20 mil beatas e 4 sacos de lixo num percurso entre a Avenida Central e o Centro de Camionagem. A ação, promovida pelo “Braga para Todos”, contou também com a Associação Juvenil de Gualtar e mais ativistas.

A ação contou com a participação de cinco voluntários turcos, dois romenos e um indonésio. “Quando decidimos lançar o Braga Plogging tentamos passar o repto a associações bracarenses para nos ajudarem no terreno. Porém, tínhamos a consciência que o mês de agosto é mais complicado a nível de concentração de pessoas. A associação Synergia foi uma das associações que aceitou participar na ação e foi bastante interessante verificar que estas questões são transcendentes a vários países e mostrar que, apesar de culturas diferentes, há algo que nos une: a emergência de cuidar da nossa casa, que é apenas uma, a Terra”, explica Elda Fernandes, do Braga para Todos.

O Braga para Todos destaca também o apoio da Associação Juvenil de Gualtar que tem marcado sempre presença e do apoio do espaço Soul. O desejo do movimento é ir além e atrair pessoas de todas as idades com ou sem ligação a associações ou grupos formais. “O Braga Plogging, apesar de ser uma ação que começou connosco, é de todos. Essa é a nossa matriz. Não podemos fechar as ações que são de sensibilização. A nossa filosofia é, desde sempre, ser aberta a todas as pessoas que querem fazer algo por Braga e, dessa forma, tentamos criar sinergias com quem tem as mesmas preocupações”, acrescenta Elda Fernandes.

As ações de Plogging continuam a ter o espaço Soul como ponto de encontro, que inciam às 18h00 e terminan às 20h00. Há mais duas ações marcadas para os dias 17 e 24 de agosto e têm como objetivo sensibilizar os bracarenses. “As reações são maioritariamente positivas com as pessoas a agradecer a ação e a entenderem a  lição de civismo que pretendemos passar. Por norma, questionam de onde vimos e há quanto tempo estamos apanhar beatas, e ficam surpreendidas quando dizemos que o conteúdo da garrafa, ou seja centenas, foi apenas em meia hora. Depois há sempre quem ache que falta ecopontas, que é outra luta que temos com o Executivo”, concluiu.

Acerca Braga TV