Via Sacra de Maximinos afirma-se como a maior do norte do país
Sexta-feira , Novembro 22 2019 Periodicidade Diária nº 2277
Principal / Freguesias / Via Sacra de Maximinos afirma-se como a maior do norte do país

Via Sacra de Maximinos afirma-se como a maior do norte do país

Decorreu este domingo a XIII Via Sacra de Maximinos, dramatização que contou com a participação de 200 figurantes que encarnaram a Paixão de Cristo.

De acordo com Francisco Mota, coordenador geral da Via Sacra de Maximinos, esta edição contou com uma maior exigência e empenho da organização que prepara a encenação há já seis meses. “A maior conquista foi sair à rua com mais uma edição com cerca de 200 figurantes e 40 voluntários que estão há seis meses a preparar esta iniciativa. O nosso maior tributo é as pessoas conseguirem ter uma vivência da Paixão de Cristo bem distinta e hoje afirmamos que somos a maior Via Sacra ao vivo do norte do país e da Galiza.”, referiu.

Para o padre de Maximinos, Manuel Miranda, “é um dia muito especial a Via Sacra ser concretizada neste Domingo de Ramos porque estamos a dar início à Semana Santa, que  ajudará todos nós a viver melhor este período”.

Firmino Marques, vice-presidente da Câmara Municipal de Braga, afirmou que a Câmara Municipal de Braga não pode deixar de se envolver em atividades que emanam da própria comunidade. “É muito importante para Braga e para este momento muito particular que faz de Braga a capital da religiosidade e da espiritualidade, e que se torna cada vez mais, com uma força enormíssima, a Roma portuguesa”, disse.

Luís Pedroso, presidente da União de Freguesias de Maximinos, Sé e Cividade, destacou a ajuda dos parceiros que ajudaram a realizar mais uma edição da Via Sacra. “Tivemos a sorte de ter um conjunto de parceiros que nos ajudaram muito pois sem sponsorização não conseguiríamos realizar uma iniciativa com a dimensão que já tem a Via Sacra de Maximinos. Este ano, a Via Sacra já tem também uma sede onde poderemos confecionar tudo o que é necessário e acomodar as coisas de forma a que não se estraguem”, concluiu.

A encenação das 15 estações da Via Sacra teve um percurso de mais de um quilómetro com partida nos Leões do Penedo até ao Monte São Gregório, onde terminou com a crucificação de Jesus Cristo.

Acerca Braga TV