Domingo , Junho 3 2018 Periodicidade Diária nº 1740
Principal / Cultura / V Festival do Órgão de Braga faz homenagem à figura feminina na Música

V Festival do Órgão de Braga faz homenagem à figura feminina na Música

De 27 de abril a 6 de maio, Braga volta a ser palco do Festival do Órgão, um evento que tem marcado a agenda cultural da cidade nos últimos quatro anos e que se tem afirmado no panorama nacional e internacional.

Esta quinta edição ficará marcada pela inauguração dos órgãos da Igreja do Pópulo e da Igreja do Salvador (Lar Conde de Agrolongo). Estes dois instrumentos vêm assim juntar-se aos 15 já em pleno funcionamento e ficarão ao serviço das comunidades.

Outro dos destaques é o tema central do festival que será dedicado à mulher. Assim, os concertos estarão nas mãos das mais prestigiadas organistas vindas de Portugal, Rússia, Suíça, Polónia e Espanha.

A par de um concurso internacional de composição para órgão, o festival dará lugar aos mais novos com a realização de um concerto com jovens estudantes de órgão de várias escolas de música da Região Norte.

À semelhança do que aconteceu em anos anteriores, o festival dará destaque a um dos instrumentos existentes na cidade, concretamente o órgão de tubos da Igreja da Conceição, do Instituto Monsenhor Airosa. Para dar a conhecer este instrumento, haverá uma visita guiada à igreja onde o público poderá assistir a um recital.

O Festival do Órgão de Braga é organizado pelo Município de Braga, Arquidiocese de Braga, Irmandade de Santa Cruz e Santa Casa da Misericórdia de Braga. Todos os eventos do festival têm entrada livre.

Toda a programação do Festival pode ser consultada em www.festivalorgaobraga.com.

Acerca Braga TV