Universidade do Minho recebe iniciativas dos Encontros da Imagem
Quarta-feira , Outubro 16 2019 Periodicidade Diária nº 2240
Principal / Cultura / Universidade do Minho recebe iniciativas dos Encontros da Imagem

Universidade do Minho recebe iniciativas dos Encontros da Imagem

De 13 de setembro a 27 de outubro, a Universidade do Minho volta a ser um dos parceiros dos Encontros da Imagem – Festival Internacional de Fotografia e Artes Visuais, acolhendo nos seus espaços várias exposições e iniciativas que marcam a 29ª edição do evento cultural que tem como mote “What Now”. A Nova Galeria do Paço, as bibliotecas nos campi universitários de Gualtar e Azurém, o Museu Nogueira da Silva e a Escola de Medicina vão acolher mais de uma dezena de trabalhos fotográficos.

As exposições de Nick Hannes e Anais Boileau são dois dos destaques da programação deste ano. Enquanto o fotógrafo belga expõe “Garden of Delight”, uma abordagem à evolução e ao rápido crescimento do Dubai através de humor e ironia, a jovem fotógrafa francesa traz à Nova Galeria do Largo do Paço “Plein Soleil”, um trabalho que flutua entre o documentário e a ficção, e que se centra na comunidade feminina e ligação da mesma à arquitetura, com o sol como pano de fundo e elemento omnipresente. Este mesmo espaço, situado no Largo do Paço, irá acolher ainda a exposição “Fata Morgana” de Alessia Rolo, “Bianco di Stanchezza” de Antonio Privitera, “Caminantes” de Felipe Jacome, “Like a bird” de Johanna-Maria Fritz e “Black Diamond” de Sebastian Sardi.

A Nova Galeria do Largo do Paço, onde ficará situada a loja oficial do evento, será ainda o local para a exposição de livros de fotografia “Prémio Photobook Awards 2019” – uma exposição que contempla os trabalhos de 20 autores selecionados para esta edição – e o “Fotobook Festival Kassel”, mostra que ficará patente até 4 de outubro. Destaque ainda para a “Leitura de portefólios”, a acontecer nos dias 12 e 13 de setembro, onde 60 fotógrafos, selecionados através de um primeiro concurso, irão ver os seus trabalhos avaliados por seis críticos diferentes (diretores de festivais, de museus, de revistas, galeristas, curadores, editores).

O Museu Nogueira da Silva irá acolher duas exposições nesta edição dos Encontros da Imagem. “Stupid Borders” de Rubén Martin de Lucas divide-se em duas mostras – “Minimal Republics” e “Bureaucracies” que abordam o tema das fronteiras e livre circulação de pessoas. Estes trabalhos poderão ser visitados de terça a sexta-feira das 10h às 12h e das 14h às 18h30 e ao sábado entre as 14h e as 18h30.

Também as bibliotecas da UMinho acolhem iniciativas dos Encontros da Imagem em 2019. O Espaço B-Lounge da biblioteca do campus de Gualtar vai ter em exposição “So little, So Much”, um trabalho de Vladimir Birgus e a biblioteca do campus de Azurém, em Guimarães, acolhe o trabalho de Oriol Segon Torra, intitulado “Young Patriot”. A Escola de Medicina recebe, pela primeira vez, uma exposição deste evento e acolhe no hall do seu edifício no campus de Gualtar a exposição “Simulacres” de Gilbert Garcin.

Para além das exposições, haverá ainda projeções fotográficas dos “Discovery Awards Finalists & Emergentes Finalists” e “LensCulture & GUP Magazine” e do trabalho “So Little, So Much” de Vladimir Birgus, a acontecer nos dias 27 e 28 de setembro e 4 e 5 de outubro, a partir das 22h, no Largo do Paço.

Os “Encontros da Imagem” realizam-se de 13 de setembro a 27 de outubro nas cidades de Braga, Barcelos, Guimarães e Porto.

Acerca Braga TV