Universidade do Minho aposta no acolhimento por pares para receber os novos estudantes
Segunda-feira , Setembro 16 2019 Periodicidade Diária nº 2210
Principal / Educação / Universidade do Minho aposta no acolhimento por pares para receber os novos estudantes

Universidade do Minho aposta no acolhimento por pares para receber os novos estudantes

A Universidade do Minho (UMinho) vai apresentar, no início do próximo ano letivo, um acolhimento aos novos estudantes inovador. Os atuais estudantes, estudantes das várias áreas de saber lecionadas na UMinho e devidamente formados para o efeito, serão designados “embaixadores” e partilharão a responsabilidade de receber os seus novos colegas. Para além desta receção, a UMinho preparou um portal independente de caráter informativo para os novos alunos. Pretende com este programa que os novos alunos se sintam informados e encaminhados em todos os processos para que possam ter um bom início de ano na UMinho.

Este programa de acolhimento, que resulta de um trabalho articulado entre a Reitoria da UMinho, os Conselhos Pedagógicos das Unidades Orgânicas de Ensino e Investigação (UOEI’s), a Associação Académica da Universidade do Minho (AAUM) e o programa de “Tutorias por Pares e Mentorias UMinho”, para além de ajudar a uma melhor agilização dos processos na semana de matrículas, mostra, desde o primeiro dia, tudo o que um novo aluno deve saber ao chegar à UMinho.

Todos os estudantes atualmente no 1.º ou 2.º anos de 1.º ciclos ou mestrado integrados poderão candidatar-se a ser “embaixadores” e dar a conhecer a Universidade, os campi universitários e as suas unidades orgânicas aos novos estudantes. Para isso, poderão inscrever-se no programa, num formulário a disponibilizar no portal http://sou.uminho.pt/. Os selecionados poderão usufruir de formação específica no início de Setembro que terá um reconhecimento que constará do seu suplemento ao diploma. Os mesmos ainda poderão dar informações práticas aos novos colegas acerca do funcionamento de cada licenciatura e das suas especificidades.

Adicionalmente, a instituição, com este novo programa, pretende, com este registo mais próximo, conferir um clima de “celebração” ao momento de chegada dos novos estudantes. Assim, atuação de grupos culturais e animação desportiva serão alguns dos tónicos desta iniciativa.

Portal sou.uminho.pt foi hoje lançado
A acompanhar este programa de acolhimento, a UMinho acaba de lançar um portal (sou.uminho.pt) que disponibiliza, de uma forma congregada, as informações necessárias aos estudantes que chegam ou que poderão chegar à UMinho. No novo portal, os novos estudantes terão acesso mais direto às questões no âmbito da ação social, ao alojamento disponível, às refeições, deporto, entre outras. Também está agregada nesta página toda a informação relativa à oferta formativa da instituição.

“A ideia é termos uma página para que os futuros alunos possa consultar e que possam tê-la, desde já, como sendo a referência para recolher informações sobre as matrículas e inscrições na UMinho”, frisa o pró-reitor da instituição, Manuel João Costa, que apresentou este projeto. Esta nova página será “o local onde a academia poderá  aceder para saber o que ira acontecer na instituição”, destaca o responsável que sublinha que a página “será, numa primeira fase, constituída por informação mais estática e de compreensão rápida, para depois acolher conteúdos mais dinâmicos e visuais, como vídeos dos espaços preparados para acolher os novos estudantes”.

Acerca Braga TV