UMinho vence Prémio Projeto Inspirador Erasmus+
Quarta-feira , Janeiro 22 2020 Periodicidade Diária nº 2338
Principal / Educação / UMinho vence Prémio Projeto Inspirador Erasmus+

UMinho vence Prémio Projeto Inspirador Erasmus+

A Universidade do Minho (UMinho) recebeu esta terça-feira o prémio Projeto Inspirador Erasmus+, entregue pelas Agência Nacional Erasmus+ Educação e Formação e pela Agência Nacional Juventude em Ação, no âmbito do projeto “Univerity of Minho Overseas Mobility Experience – UMove (ME)” referente ao ano de 2017. A sessão decorreu esta manhã na Universidade de Évora e premiou os projetos que apresentaram “extraordinária qualidade e representam uma boa prática no Erasmus+ em Portugal”.

O projeto vencedor visa promover as estratégias de internacionalização e modernização da UMinho, reforçando a sua participação em cooperação académica internacional. Em 2017 o UMove (ME) envolveu parcerias com 27 países das quais resultaram 199 mobilidades (67 de estudantes, 70 de trabalhadores para missões de ensino e 62 de trabalhadores para missões de formação). Contribuir para o desenvolvimento, internacionalização e competitividade da instituição, nomeadamente no incremento de melhorias das competências pessoais e profissionais dos estudantes, do pessoal docente e pessoal técnico, administrativo e de gestão foram alguns dos objetivos a que a UMinho se propôs para a concretização do UMove (ME). Desta forma, a instituição promoveu a aquisição de conhecimento da sua comunidade académica, partilhou e implementou novas práticas e consolidou a sua colaboração com instituições de ensino superior de países parceiros.

No que diz respeito ao UMove (ME), a UMinho já tem aprovadas as candidaturas para 2018 e 2019, sendo que estas contemplam parcerias com 33 e 41 países, respetivamente. Para 2019, e após o primeiro período de candidaturas que terminou em 15 de novembro, a UMinho recebeu um total de 1200 candidaturas para as 153 bolsas disponíveis.

Os Prémios Boas Práticas distinguem anualmente as organizações cujos projetos, já encerrados, apresentaram extraordinária qualidade e representam uma boa prática no Erasmus+ em Portugal. De acordo com os critérios definidos pela Comissão Europeia, as Agências Nacionais procedem à seleção de projetos nas áreas da Juventude, Educação e Formação que, pela sua qualidade e excelência, merecem ter o reconhecimento dos seus pares e do público em geral. O impacto dos projetos, a sua transferibilidade e inovação são alguns dos critérios qualitativos da avaliação. O Erasmus + é um programa da União Europeia voltado para as áreas da Educação, Formação, Juventude e Desporto (2014 a 2020), e tem como objetivo apoiar a concretização da Agenda Política Europeia para a justiça social e a inclusão, o crescimento e o emprego.

Acerca Braga TV