UMinho recebe masterclass internacional em física de partículas
Sexta-feira , Dezembro 13 2019 Periodicidade Diária nº 2298
Principal / Educação / UMinho recebe masterclass internacional em física de partículas

UMinho recebe masterclass internacional em física de partículas

Captura de ecrã 2017-03-09, às 19.38.36

A Escola de Ciências da Universidade do Minho recebe esta sexta-feira, dia 10, cerca de 180 alunos e professores do ensino secundário para uma Masterclass Internacional de Física das Partículas. A sessão decorre das 9h30 às 17h00, no anfiteatro B2 do campus de Gualtar, e tem o mote “Vem descobrir o mundo dos quarks e leptões com acontecimentos reais”.

As atividades começam com um treino sobre os fundamentos e as técnicas básicas usadas na análise de acontecimentos de física das partículas. Na segunda parte, é fornecido aos jovens um conjunto de imagens de acontecimentos reais, adquiridos no Grande Colisor de Hadrões (LHC) do CERN – Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear, que é o maior acelerador de partículas do mundo. É então solicitada a classificação das imagens por tipo de acontecimentos, obtendo-se no final uma estimativa das frações relativas a cada tipo de decaimento.

Os resultados vão ser depois associados aos dos vários grupos presentes e, pelas 15h00, discutidos em videoconferência com o CERN e os outros grupos de visita às restantes universidades portuguesas e estrangeiras aderentes às masterclasses. Esta iniciativa é coordenada em Portugal pelo LIP – Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas e leva jovens dos 15 aos 18 anos a instituições com grupos de investigação na área, mostrando as atividades desenvolvidas e promovendo as entidades envolvidas.

Acerca Braga TV