Sábado , Dezembro 9 2017 Periodicidade Diária nº 1564
Principal / Educação / UMinho recebe Maratona Nacional de Programação

UMinho recebe Maratona Nacional de Programação

Meia centena de estudantes de todo o país participa este sábado na “Maratona Inter-Universitária de Programação” (MIUP), na Universidade do Minho, em Braga. O desafio é resolver durante cinco horas, em equipa, problemas nas linguagens C, C++ e Java. A prova é das 10h00 às 15h00, nos laboratórios de informática do Complexo Pedagógico II, seguindo-se a discussão dos trabalhos e a entrega dos prémios. A organização cabe ao Departamento de Informática da UMinho. Os melhores alunos ficam apurados para o “Southwestern European Regional Programming Contest”, que decorre a 25 e 26 de novembro na Télécom ParisTech, em França.

Os participantes da MIUP chegam das universidades de Aveiro, Coimbra, Évora, Lisboa, Minho, Nova de Lisboa e Porto. O objetivo do concurso é resolver o maior número de problemas no menor tempo possível, havendo um computador por cada equipa de três elementos. Para isso, são determinantes fatores como destreza de raciocínio, bons conhecimentos de algoritmos, rapidez de programação e bom espírito de equipa. A iniciativa é considerada uma excelente oportunidade de os alunos demonstrarem e melhorarem as suas capacidades em informática, segundo o professor Pedro Henriques, da comissão organizadora.

A génese desta iniciativa remonta a 1970, no Texas, EUA. Anualmente, a Association for Computing Machinery promove o ‘ACM International Collegiate Programming Contest’, com equipas de universitários de todo o mundo, incluindo o vencedor do sudoeste europeu que sairá do evento na Télécom ParisTech. O número de estudantes, de instituições e de países aderentes ao fenómeno da programação tem crescido significativamente nos últimos anos.

Acerca Braga TV