UMinho organiza maior conferência mundial de património construído em madeira
Quinta-feira , Novembro 21 2019 Periodicidade Diária nº 2276
Principal / Educação / UMinho organiza maior conferência mundial de património construído em madeira

UMinho organiza maior conferência mundial de património construído em madeira

A Universidade do Minho, em Guimarães, acolhe entre esta quarta e sexta-feira a 5ª Conferência Internacional sobre Avaliação de Integridade Estrutural de Estruturas de Madeira (SHATiS’19), a mais importante do mundo na área, com 200 participantes de 29 países. Além dos novos avanços científicos, destaca-se a apresentação das intervenções no Palácio Nacional de Mafra e no Convento de Cristo em Tomar.

A sessão de abertura é esta quarta-feira, às 9h15, no auditório nobre do campus de Azurém, com o presidente da Escola de Engenharia da UMinho (EEUM), João Monteiro, o professor catedrático Paulo Lourenço e, ainda, o coordenador do evento e também professor da EEUM, Jorge Branco. O programa alarga-se depois aos anfiteatros vizinhos e prevê cinco palestras plenárias, cinco sessões especiais, 104 comunicações e uma exposição técnica, além de um programa social e uma visita técnica no sábado de manhã a edifícios no Porto.

Engenheiros, arquitetos, cientistas, alunos e outros profissionais vão tratar temas relacionados com as construções históricas de madeira, desde diretrizes para intervir em edifícios, caraterização de materiais, ensaios não destrutivos, aspetos de restauro, reabilitação, reforço e monitorização, além de estudos de caso e tendências futuras. Os oradores principais são David Yeomans, Christian Brischke, Philipp Dietsch, Massimo Fragiacomo e Mikel Landa, intervindo ao início da manhã ou da tarde.

A SHATiS é organizada pela EEUM, com o apoio do Conselho Internacional de Monumentos e Sítios, da União Internacional de Laboratórios e Especialistas em Materiais, Sistemas e Estruturas de Construção, da Associação Portuguesa de Construção em Madeira e Derivados, da Ordem dos Engenheiros – Região Norte, do Instituto para a Sustentabilidade e Inovação em Estruturas de Engenharia, das multinacionais Rothoblass, Tecnaria e Simpson Strong-Tie, da Revista Internacional de Património Arquitetónico, da Revista Buildings e do projeto científico ProTimber.

Acerca Braga TV