UMinho entregou Prémios de Mérito Desportivo a 101 estudantes
Quarta-feira , Janeiro 29 2020 Periodicidade Diária nº 2345
Principal / Educação / UMinho entregou Prémios de Mérito Desportivo a 101 estudantes

UMinho entregou Prémios de Mérito Desportivo a 101 estudantes

A Universidade do Minho (UMinho) premiou 101 dos seus estudantes atletas que conjugaram em 2018/2019 a excelência desportiva com o sucesso académico. A iniciativa de premiação do mérito, levada a cabo desde 2009, visa conferir à formação integral da comunidade estudantil e às carreiras duais, uma importância cada vez maior.

A Cerimónia de Entrega dos Prémios de Mérito Desportivo decorreu hoje, dia 11 de janeiro, no Restaurante Panorâmico da UMinho, no Campus de Gualtar, em Braga.

“Esta cerimónia tem como objetivo reconhecer e mostrar gratidão àqueles que se distinguiram pelos feitos desportivos e académicos alcançados em nome da Universidade do Minho”, começou por dizer António Paisana, administrador dos SASUM, salientando que “um dos principais fatores do sucesso desportivo e organizativo da Universidade do Minho reside na valorização das carreiras duais dos estudantes atletas, cuja regulamentação foi pioneira na Universidade do Minho, com a criação de um Estatuto de Estudante Atleta, posteriormente incorporado no Regulamento Académico”. Para além deste, a UMinho apostou no “Programa TUTORUM”, programa de apoio aos atletas de alta competição, na atribuição, testemunhada na cerimónia de hoje, dos Prémios de Mérito Desportivo e, na adaptação em curso do novo estatuto do estudante atleta do ensino superior aprovado pelo Governo de Portugal em abril de 2019.

Destacando que na última década (esta foi a 10.ª edição da entrega dos Prémios de Mérito Desportivo) a UMinho já entregou o prémio a “um total de 769 estudantes, o que correspondeu a um valor de prémios superior a 200 mil euros”, afirmou que estes prémios “reconhecem o esforço e o mérito de pessoas que inevitavelmente levaram o nome da UMinho a patamares de grande relevância que doutro modo seriam mais difíceis de alcançar”, concluiu.

Para Rui Vieira de Castro, reitor da UMinho, “este é um momento de celebração, reconhecimento e valorização da atividade destes estudantes, mas também uma reafirmação do projeto da UMinho para a área do desporto”. Realçando que o projeto desportivo da UMinho tem uma “grande expressão no interior da nossa comunidade”, assinalou também que este “vem sendo sucessivamente reconhecido pelo seu alcance”, caracterizando-o como um projeto “transversal à instituição”.

Acerca Braga TV