UMinho competiu nos Jogos Galaico Durienses em Santiago de Compostela
Sábado , Dezembro 7 2019 Periodicidade Diária nº 2292
Principal / Desporto / UMinho competiu nos Jogos Galaico Durienses em Santiago de Compostela

UMinho competiu nos Jogos Galaico Durienses em Santiago de Compostela

Santiago de Compostela foi o palco da 33ª edição dos Jogos Galaico Durienses decorridos nos dias 25, 26 e 27 de novembro. O evento transfronteiriço voltou a juntar as seis universidades ibéricas do Norte de Portugal e da Galiza, que disputaram entre si as modalidades de atletismo misto, futebol 7 feminino, rugby masculino e voleibol misto.

Para além da Universidade anfitriã de Santiago de Compostela, participaram também, na competição multi-desportiva, as equipas da Universidade de Vigo e da Universidade da Corunha, sendo que de Portugal viajaram as equipas da Universidade do Minho, da Universidade do Porto e da Universidade de
Trás-os-Montes e Alto Douro.

Esta é uma atividade que se situa muito acima da mera competição entre universidades, servindo sobretudo como promoção e fortalecimento dos laços de amizade entre as universidades de ambos os lados da fronteira, fomentando e consolidando laços culturais, sociais e desportivos, promovendo conhecimentos, reforçando o diálogo e disseminando formas de vida saudável entre os membros da comunidade universitária.

Com quatro modalidades em prova, a Universidade do Porto foi a grande vencedora da edição de 2019, seguida pela Universidade da Corunha e pela Universidade Santiago de Compostela, que completaram o pódio da competição. O 4º lugar foi entregue à Universidade do Minho, sendo que o 5º e 6º lugar ficou entregue à Universidade de Vigo e à Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, respetivamente.

A 34ª edição dos Jogos Galaico Durienses estará de volta a terras lusas. Em 2020 será a Universidade do Porto a acolher o evento.

Acerca Braga TV