UMinho celebra centenário do nascimento da patrona da Casa Museu de Monção
Sexta-feira , Novembro 22 2019 Periodicidade Diária nº 2277
Principal / Cultura / UMinho celebra centenário do nascimento da patrona da Casa Museu de Monção

UMinho celebra centenário do nascimento da patrona da Casa Museu de Monção

A Universidade do Minho assinala este sábado, dia 22, às 16h00, o centenário do nascimento de Maria Teresa Salgueiro, patrona da Casa Museu de Monção (CMM). A sessão comemorativa tem lugar na sala de conferências daquela unidade cultural da UMinho.

A cerimónia inclui o lançamento de uma obra dedicada ao centenário da patrona e aos 15 anos de atividade desta estrutura com sede na vila monçanense, no distrito de Viana de Castelo. Seguem-se as intervenções do reitor Rui Vieira de Castro, do presidente da CMM, José Viriato Capela, do provedor da Santa Casa da Misericórdia de Monção, Agostinho Caldas, e do antigo reitor da UMinho, Licínio Chainho Pereira. O programa conta ainda com um momento musical a cargo do sexteto ‘Monção Brass’ e um alvarinho de honra nos jardins da Casa.

Nascida em Lisboa há 100 anos, Maria Teresa Salgueiro decidiu doar parte importante da sua fortuna à UMinho, sob o compromisso de esta criar na sua habitação de Monção uma unidade cultural capaz de valorizar e divulgar, a nível museológico, etnográfico e sociológico, o imóvel e o seu recheio, como expressão e testemunho do modo de viver de uma família da alta burguesia na primeira metade do século XX.

A CMM abriu as suas portas em 2002, tendo assumido nos últimos anos um papel relevante na dinamização cultural da região do Alto Minho e da Galiza. As pessoas interessadas podem apreciar o espólio disponível, que inclui mobiliário francês e português em pau preto, tapeçarias, pratas, porcelanas e cristais, além de visitar exposições temporárias de pintura, escultura e fotografia ou participar em conferências, colóquios e seminários internacionais.

Acerca Braga TV