Quinta-feira , Novembro 9 2017 Periodicidade Diária nº 1534
Principal / Educação / UMinho atribui Cátedra Lloyd Braga a Hans-Jörg Albrecht

UMinho atribui Cátedra Lloyd Braga a Hans-Jörg Albrecht

A Fundação Carlos Lloyd Braga (FCLB)/Universidade do Minho atribuiu a Cátedra Lloyd Braga 2017 a Hans-Jörg Albrecht, diretor do Max Planck Institute for Foreign and International Criminal Law, em Friburgo, na Alemanha.

A cerimónia solene realiza-se esta quinta-feira, às 10h00, no auditório nobre da Escola de Direito da UMinho (EDUM), no campus de Gualtar, em Braga. A sessão conta com o reitor António M. Cunha, o presidente da FCLB, Carlos Couto, a presidente da EDUM, Clara Calheiros, e o diretor do curso de Criminologia e Justiça Criminal, Fernando Conde Monteiro. Segue-se uma aula aberta de Hans-Jörg Albrecht, intitulada ‘Retention of Telecommunication Traffic Data, Criminal Procedure and Crime Control’.

A presente edição da Cátedra foi uma proposta conjunta do Instituto de Ciências Sociais e das Escolas de Direito e de Psicologia da UMinho, sendo dedicada à área da Criminologia. O programa inclui ainda duas palestras e uma reunião de investigadores até sexta-feira, assinalando a relevância das abordagens trans e multidisciplinares sobre o fenómeno do crime nas sociedades contemporâneas.

Hans-Jörg Albrecht nasceu em 1950, em Esslingen (Alemanha). Formou-se nas universidades de Tübingen e Friburgo, onde é professor de criminologia e direito penal, juvenil e prisional, além de lecionar em várias universidades da China e nas de Teerão (Irão) e Lublin (Polónia). É membro vitalício do Clare Hall College da Universidade de Cambridge (Reino Unido) e das sociedades de criminologia da Hungria e da Sérvia, além de doutor honoris causa pelas universidades de Pécs (Hungria), Grigol Robakidze, Técnica de Tbilisi (ambas na Geórgia) e Ulan Bator (Mongólia). Venceu o ‘Prémio de Professor Internacional na China em 2016’, pelo Centro de Investigação de Informação de Talentos Internacionais do Governo chinês, e o ‘Prémio de Honra Académica’ do 3º Festival de Cinema Crime e Castigo de Istambul (Turquia), pelos seus contributos nesta área científica.

Sobre a Cátedra

A Cátedra Carlos Lloyd Braga homenageia o patrono da FCLB e primeiro reitor da UMinho, enaltecendo o seu multifacetado perfil cultural, universitário e cívico. É atribuída anualmente a uma personalidade nacional ou estrangeira, sob proposta de Escolas/Institutos ou centros de investigação desta academia e enquadrada num plano científico-cultural de atividades. Este ano celebra-se a 16ª edição da Cátedra, que desde 2002 distinguiu, por ordem, Dan Urry, Richard Watson, Denis McQuail, Marshall Stoneham, Ludo Kleitjens, Cândido Varela de Freitas, Joseph Gonnella, Ives Gandra Martins, Michael Myers, Laura Cavalcante Padilha, Martha Elizabeth Shenton, Richard Blundell, Anne & Jean Philippe Vassal, Karen Luker, Aaron Williamon e Hans-Jörg Albrecht.

Acerca Braga TV