UMinho assinala Semana da Ciência e Tecnologia
Sábado , Dezembro 7 2019 Periodicidade Diária nº 2292
Principal / Educação / UMinho assinala Semana da Ciência e Tecnologia

UMinho assinala Semana da Ciência e Tecnologia

Vários centros de investigação da Universidade do Minho, em Braga, vão abrir os laboratórios para o público, em especial o escolar, e promover tertúlias pela cidade, no âmbito da Semana da Ciência e da Tecnologia, que decorre até sábado em todo o país. Os participantes podem envolver-se de forma gratuita em experiências, em visitas, numa exposição e falar com os cientistas. O objetivo é aproximar a sociedade da ciência feita em Portugal, mostrar o quotidiano dos investigadores e despertar vocações.

O Centro de Biologia Molecular e Ambiental (CBMA), através do projeto Scientia.com.pt, tem patente a exposição “Scientia das Coisas” na Galeria do Largo do Paço. Uma dezena de suportes e mostruários evidencia como a sapatilha, o saco plástico, o linho, a banana, o lápis ou o ovo marcam os nossos dias. O olhar alia áreas como biologia, matemática, mecânica, engenharia e design. A entrada é livre até 14 de dezembro, de segunda-feira a sábado, das 10h00 às 18h00.

Já o Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS) organiza um “Café de ciência” esta quinta-feira, pelas 21h00, na FNAC Braga Parque. A intenção é mostrar as suas cinco plataformas de intervenção: o think tank Communitas, os observatórios MILObs e POLObs e as redes culturais Passeio e Museu Virtual da Lusofonia. Prevê-se intervenções dos investigadores Luís António Santos, Sara Pereira, Madalena Oliveira, Helena Pires, Isabel Macedo e, na moderação, Rita Ribeiro. Na sessão vai debater-se o papel que os meios e os sistemas de comunicação desempenham, proporcionando informação de qualidade aos cidadãos.

Também na quinta-feira, às 21h15, a ciência vai ao bar “Barhaus”. O químico Fábio Lima traz “chaves para fechaduras da porta cancro”, enquanto a psicóloga Mariana Velho leva o tema “Prefixos e sufixos: como lemos as ‘gordas’?”. Ambos os cientistas vão falar sem apoio multimédia e responder às dúvidas da audiência. Trata-se da 42ª sessão do ciclo “PubhD UMinho”, ligado à Escola de Ciências, pelo qual já passaram 86 investigadores desde 2015.

Para sábado, todos os laboratórios do Centro de Engenharia Biológica, no campus de Gualtar, estão de portas abertas das 14h30 às 17h30 para interessados em investigação de excelência em biotecnologia e bioengenharia. Neste “OpenDay@CEB” vai descobrir-se, por exemplo, alimentos do futuro, vírus que comem bactérias, tecidos que afastam maus odores, detergentes produzidos sem químicos, fábricas de microrganismos modificados, bem como conhecer as cidades dos micróbios, valorizar resíduos agroindustriais ou saber como controlar infeções hospitalares. O CEB recebe ainda ao longo da semana quase 200 crianças do ensino básico e secundário da região.

Acerca Braga TV