UMinho assinala Dia Mundial do Solo
Sexta-feira , Dezembro 13 2019 Periodicidade Diária nº 2298
Principal / Educação / UMinho assinala Dia Mundial do Solo

UMinho assinala Dia Mundial do Solo

A Universidade do Minho assinala, esta quinta-feira, o Dia Mundial do Solo, com uma exposição aberta ao público sobre a vida que existe debaixo dos nossos pés. A mostra está patente no Departamento de Biologia, no campus de Gualtar, em Braga, e tem como objetivo educar e consciencializar para a importância do solo na vida humana.

A iniciativa do Centro de Biologia Molecular e Ambiental (CBMA) da Escola de Ciências da UMinho permite tocar e ver, inclusive ao microscópio, a diversidade de organismos do solo. Pode ainda observar-se, através da estrutura transparente Rhizotron, raízes de plantas vivas no seu solo e analisar os diferentes horizontes superficiais do solo através de cilindros de solo. Ou saber que, a cada cinco segundos, o equivalente a um campo de futebol de solo do planeta fica seco, degradado e sem estrutura.

A exposição dá uma atenção especial à investigação do CBMA sobre nemátodes, os animais microscópicos mais abundantes e diversos do planeta e que têm muitas funções em processos-chave nos ecossistemas terrestres. A atividade destes animais ajuda a determinar a proporção de carbono capturada na matéria orgânica e nos organismos do solo, além da que é emitida como dióxido de carbono, o que os torna bioindicadores ímpares. A sua presença num dado local permite perceber, por exemplo, se este está poluído, adubado em demasia ou, por outro lado, se mantém boas condições para o crescimento de plantas.

O CBMA tem em curso alguns projetos de investigação sobre o funcionamento dos solos, financiados pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia, como o HANDLER ou o TREND, e colaborou recentemente numa publicação sobre nemátodes na reputada revista “Nature”. Ao longo do ano realiza igualmente palestras, conferências, atividades pedagógicas para vários níveis de ensino e saídas de campo para recolha de espécimes em terrenos agrícolas e florestais. O Dia Mundial do Solo é organizado pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) com o objetivo de promover a sustentabilidade dos recursos limitados do solo. Este dia visa ainda sensibilizar para a desertificação, a degradação e seca dos solos, na senda da Convenção das Nações Unidas de Combate à Desertificação nos Países com graves secas e/ou desertificação.

Acerca Braga TV