UMinho acolhe Encontro Nacional de Serviços Desportivos
Terça-feira , Fevereiro 25 2020 Periodicidade Diária nº 2372
Principal / Desporto / UMinho acolhe Encontro Nacional de Serviços Desportivos

UMinho acolhe Encontro Nacional de Serviços Desportivos

A Universidade do Minho (UMinho) será palco, entre os dias 27 e 29 de janeiro, do VI Encontro Nacional da Rede de Serviços Desportivos das Instituições de Ensino Superior (ENRSDIES), que juntará participantes de várias universidades e institutos politécnicos do país, bem como responsáveis políticos e institucionais em torno do tema “Planos de Desenvolvimento Desportivo no Ensino Superior”. O evento vai decorrer na Escola de Economia e Gestão, no Campus de Gualtar, em Braga.

Organizado pelos Serviços de Ação Social da Universidade do Minho (SASUM), o evento tem como objetivo a discussão de estratégias e a partilha de boas práticas que permitam aumentar os índices de atividade física, combater o abandono da prática desportiva na transição entre o Ensino Secundário e o Ensino Superior e dar a conhecer as vantagens do exercício para o crescimento físico, social e psicológico de todos os praticantes.

A sessão de abertura é dia 27 de janeiro, pelas 14h30, no Auditório 1.01 da Escola de Economia e Gestão, contando com a presença do pró-reitor da UMinho, Paulo Cruz, da vice-presidente da Câmara Municipal de Braga, Sameiro Araújo, e do administrador dos SASUM, António Paisana. Segue-se o painel inaugural “A implementação do Estatuto de Estudante Atleta nas Instituições de Ensino Superior”, com a participação de André Reis, presidente da Federação Académica do Desporto Universitário, Duarte Lopes, diretor da Unidade de Gestão do Desporto Universitário do ISCTE-IUL, e Roque Teixeira, chefe de Gabinete do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.  Às 16h45 o destaque vai para o tema “Medidas de Apoio ao Alto Rendimento Desportivo no Ensino Superior”, com as intervenções de João Rodrigues, presidente da Comissão de Atletas Olímpicos, Vítor Pataco, presidente do Instituto Português do Desporto e Juventude, e Mário Santos, coordenador do Gabinete de Desporto da Universidade de Coimbra.

No dia 28, pelas 14h30, o programa começa com a sessão “Sustentabilidade no Desporto: oportunidades e desafios”, um debate que junta Diogo Arezes, coordenador do Gabinete de Sustentabilidade dos SASUM, Teresa Santos, responsável pela área da Qualidade e Ambiente do FC Porto, e Amadeu Portilha, presidente da Direção da Tempo Livre. Às 16h00, as “Dinâmicas de Promoção do Desporto Informal junto da Comunidade Académica” vão ser analisadas por Luís Pinto da Associação Académica da Universidade de Aveiro, João Ribeiro dos Serviços de Ação Social da UTAD, e Pedro Costa, administrador dos Serviços de Acção Social do Instituto Politécnico de Leiria.

O programa conta ainda com um Jantar Conferência que decorrerá pelas 21h00, no Restaurante Panorâmico da UMinho, subordinado ao tema “A importância do Desporto no projeto educativo das Instituições de Ensino Superior”, com o reitor da UMinho, Rui Vieira de Castro, o reitor da Universidade de Aveiro, Paulo Jorge Ferreira, e a pró-reitora da Universidade do Porto, Joana Carvalho.

O programa geral inclui ainda a dinamização de atividades desportivas direcionadas aos participantes e uma reunião técnica para a produção de conclusões.

Acerca Braga TV